Aspargos com Presunto Cru e Dijonnaise

Home / Entradas / Aspargos com Presunto Cru e Dijonnaise

Um dos molhos mais simples, rápidos e saborosos que conheço é o Dijonnaise. Versátil, este molho acompanha bem diversos pratos, como filés de frango, carne, hambúrgueres, saladas e peixes. O Dijonnaise é uma maionese preparada com a mostarda mais famosa da França, a Mostarda de Dijon e um toque de limão. Claro que se a pressa for grande, você pode utilizar maionese industrializada, mas a caseira dá um sabor e um charme a mais.

 

No OBA Gastronomia de hoje, o Dijonnaise vai acompanhar Aspargos com Presunto Cru, uma entradinha fantástica em qualquer evento.

Aspargos com dijonnaise 1

A mostarda de Dijon é uma variedade de mostarda forte muito usada na culinária francesa. Ela é feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico. Ela acompanha todas as carnes e entra na composição da maionese.

O nome “mostarda de Dijon” não é uma denominação de origem controlada. A receita da mostarda é encontrada na cidade de Dijon desde o século XVIII. Existem variações na receita da mostarda de Dijon, sendo a mais comum a combinação com o estragão. A mostarda de Dijon responde por 90% da produção francesa de mostarda.

Mostarda de Dijon

Na cidade de Dijon, as marcas mais conhecidas da mostarda típica da região são Maille e Amora. Fabricantes tradicionais de condimentos, as empresas Maille e Amora pertenceram à Danone até 1997 – elas haviam sido reunidas em 1996 por uma fusão, que criou a Liebig Maille Amora (LMA). A LMA foi vendida ao grupo financeiro Paribasem 1997; as operações das empresas Maille e Amora foram revendidas à multinacional de alimentos anglo-neerlandesa Unilever em 2000. (Wikipedia)

 

Aspargos com Presunto Cru e Dijonnaise

por 9 de dezembro de 2015

Tempo de Preparo : 15 minutes. Tempo de Forno : 4 minutes Porções : 1 pessoa

Ingredientes

Modo de Preparo

Prepare o Dijonnaise:

Misture bem todos os ingredientes, batendo com o auxílio de um fouet (batedor de arames).

Prepare os Aspargos e monte o prato:

Corte a parte branca dos aspargos e coloque em água salgada fervente por 2 minutos. Retire e mergulhe em água gelada.

Deixe escorrer e enrole os três com a fatia de presunto.

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Grelhe os aspargos de todos os lados, até o presunto estar levemente dourado.

Coloque em um prato individual e passe a Dijonnaise por cima. Sirva como entrada.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente