Com a chegada do inverno, nada melhor do que aproveitar o momento para cozinhar e se aquecer com um ragu, um bom vinho e alguns amigos. Por isso, a Wine to You (W2U) preparou uma receita especial para ser degustada com vinho. O prato possui recordações orientais, com a presença do cominho (Cuminum cyminum), uma erva nativa do Oriente, onde a semente é seca para uso como tempero. Mas o cominho também teve outros usos mais originais: há 5.000 anos no Egito, o solo dos túmulos era polvilhado com cominho. Na Índia, o cominho era tradicionalmente consumido em haréns. Mais uma curiosidade: a origem da palavra ragu vem do francês antigo, do verbo “ragouter”, que significa “revelar sua paixão para alguém”. No século XVI, a palavra foi usada com significado “estimular o apetite”.

Para harmonizar com esta receita, a sugestão é um vinho tinto Mercurey – Pinot Noir, disponível para aquisição no site da W2U (http://www.winetoyou.com.br).

Ragu do Harém do Marajá

Ingredientes:

1,2 kg de carne bovina em cubos (coxão-mole, alcatra ou patinho)

1,2 kg de cenouras

200 g de bacon

4 cebolas médias picadas

6 dentes de alho

2 talos de aipo

colher de sopa de extrato de tomate

tomilho a gosto

2 folhas de louro

75 cl de vinho branco seco

2 colheres de sopa de azeite

1 raspa de laranja

1/2 colher de chá de cominho em pó

2 pitadas de açúcar

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Descasque e corte as cebolas, descasque o alho, esmague-o. Corte o aipo e o bacon em cubinhos. Aqueça o azeite em uma panela grande e coloque os cubos de carne para dourar.

Adicione as cebolas, o aipo e o bacon, misture e deixe dourar. Tempere com sal, pimenta do reino e 2 pitadas de açúcar. Despeje o vinho e quando estiver quente, flambar.

Adicione duas pitadas de tomilho (pode ser substituído por ervas de Provence), as folhas de louro e as raspas de laranja. Misture o extrato de tomate em 20 ml de água quente e despeje na panela. Cubra e cozinhe em fogo brando durante 1 hora e meia.

Depois desse tempo, descasque as cenouras e corte-as em pedaços. Adicione-os à panela e cozinhe por mais uma hora e meia, no último momento, cominho em pó, misture. Sirva quente.

Harmonização:

Mercurey – Pinot Noir

Frutado e tânico ao mesmo tempo, o Pinot Noir da Borgonha é um vinho ideal com carnes bovinas refogadas. As notas de frutas vermelhas destacam seu sabor delicado e se harmoniza com o tempero da receita, o cominho. Plenitude e firmeza, perfeito equilíbrio e elegante.

Notas de degustação

Com uma cor rubi tingida de tons púrpura, este vinho emite um nariz expressivo de frutos vermelhos (cereja) e flores (Peônia). Na boca, sua textura aveludada e sua fruta de verão fazem dele um vinho refrescante e muito honesto. Uma estrutura tânica equilibrada dá profundidade ao acabamento que termina em notas evolutivas.

FICHA TÉCNICA:

Vinícola: Seguin-Manuel Grans Vins de Borgogne

País: França

Região: Borgonha

Tipo: Tinto

Variedade: Pinot Noir

Álcool: 13%

Safra: 2016

Conteúdo: 750ml

Preço: R$ 411,00

HARMONIZAÇÃO

Para ser servido com aves e peixes, carnes vermelhas leves ou queijos brancos.

SOBRE A VINÍCOLA

Inicialmente localizada na Côte d’Or, em Savigny-lès-Beaune, novos terrenos foram adicionados à propriedade, desde 2005, nas regiões de Beaune, Puligny-Montrachet, Pommard, Meursault e Vosne-Romanée. O cultivo das uvas é orgânico (certificado da vindima de 2015), com redução dos rendimentos graças a podas estritas e à colheita manual.

Sobre a Wine To You

A W2U nasceu em 2014, apresentando um serviço de compra de bons vinhos, com informações sobre sua origem, tipo de uva, notas de degustação e harmonização. Atualmente, são oferecidos cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e roses, originários da Espanha, Itália, França, Hungria e Chile. A empresa também visa apresentar novidades e tendências para o mercado brasileiro, para tanto, possui uma área exclusiva que traz informações, curiosidades, novidades e surpresas do mundo do vinho aos clientes, aproximando-os e familiarizando-os com o universo da bebida.

Onde encontrar:

Telefone: (11) 3122-9500| (11)94353-5739

www.winetoyou.com.br|contato@winetoyou.com.br

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.