Ragu do Harém do Marajá

Herdade Da Rocha
24 de julho de 2018
Flan de abacate
Flan de Abacate com Calda de Maracujá
26 de julho de 2018
Mostrar todos

Com a chegada do inverno, nada melhor do que aproveitar o momento para cozinhar e se aquecer com um ragu, um bom vinho e alguns amigos. Por isso, a Wine to You (W2U) preparou uma receita especial para ser degustada com vinho. O prato possui recordações orientais, com a presença do cominho (Cuminum cyminum), uma erva nativa do Oriente, onde a semente é seca para uso como tempero. Mas o cominho também teve outros usos mais originais: há 5.000 anos no Egito, o solo dos túmulos era polvilhado com cominho. Na Índia, o cominho era tradicionalmente consumido em haréns. Mais uma curiosidade: a origem da palavra ragu vem do francês antigo, do verbo “ragouter”, que significa “revelar sua paixão para alguém”. No século XVI, a palavra foi usada com significado “estimular o apetite”.

Para harmonizar com esta receita, a sugestão é um vinho tinto Mercurey – Pinot Noir, disponível para aquisição no site da W2U (http://www.winetoyou.com.br).

Ragu do Harém do Marajá

Ingredientes:

1,2 kg de carne bovina em cubos (coxão-mole, alcatra ou patinho)

1,2 kg de cenouras

200 g de bacon

4 cebolas médias picadas

6 dentes de alho

2 talos de aipo

colher de sopa de extrato de tomate

tomilho a gosto

2 folhas de louro

75 cl de vinho branco seco

2 colheres de sopa de azeite

1 raspa de laranja

1/2 colher de chá de cominho em pó

2 pitadas de açúcar

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Descasque e corte as cebolas, descasque o alho, esmague-o. Corte o aipo e o bacon em cubinhos. Aqueça o azeite em uma panela grande e coloque os cubos de carne para dourar.

Adicione as cebolas, o aipo e o bacon, misture e deixe dourar. Tempere com sal, pimenta do reino e 2 pitadas de açúcar. Despeje o vinho e quando estiver quente, flambar.

Adicione duas pitadas de tomilho (pode ser substituído por ervas de Provence), as folhas de louro e as raspas de laranja. Misture o extrato de tomate em 20 ml de água quente e despeje na panela. Cubra e cozinhe em fogo brando durante 1 hora e meia.

Depois desse tempo, descasque as cenouras e corte-as em pedaços. Adicione-os à panela e cozinhe por mais uma hora e meia, no último momento, cominho em pó, misture. Sirva quente.

Harmonização:

Mercurey – Pinot Noir

Frutado e tânico ao mesmo tempo, o Pinot Noir da Borgonha é um vinho ideal com carnes bovinas refogadas. As notas de frutas vermelhas destacam seu sabor delicado e se harmoniza com o tempero da receita, o cominho. Plenitude e firmeza, perfeito equilíbrio e elegante.

Notas de degustação

Com uma cor rubi tingida de tons púrpura, este vinho emite um nariz expressivo de frutos vermelhos (cereja) e flores (Peônia). Na boca, sua textura aveludada e sua fruta de verão fazem dele um vinho refrescante e muito honesto. Uma estrutura tânica equilibrada dá profundidade ao acabamento que termina em notas evolutivas.

FICHA TÉCNICA:

Vinícola: Seguin-Manuel Grans Vins de Borgogne

País: França

Região: Borgonha

Tipo: Tinto

Variedade: Pinot Noir

Álcool: 13%

Safra: 2016

Conteúdo: 750ml

Preço: R$ 411,00

HARMONIZAÇÃO

Para ser servido com aves e peixes, carnes vermelhas leves ou queijos brancos.

SOBRE A VINÍCOLA

Inicialmente localizada na Côte d’Or, em Savigny-lès-Beaune, novos terrenos foram adicionados à propriedade, desde 2005, nas regiões de Beaune, Puligny-Montrachet, Pommard, Meursault e Vosne-Romanée. O cultivo das uvas é orgânico (certificado da vindima de 2015), com redução dos rendimentos graças a podas estritas e à colheita manual.

Sobre a Wine To You

A W2U nasceu em 2014, apresentando um serviço de compra de bons vinhos, com informações sobre sua origem, tipo de uva, notas de degustação e harmonização. Atualmente, são oferecidos cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e roses, originários da Espanha, Itália, França, Hungria e Chile. A empresa também visa apresentar novidades e tendências para o mercado brasileiro, para tanto, possui uma área exclusiva que traz informações, curiosidades, novidades e surpresas do mundo do vinho aos clientes, aproximando-os e familiarizando-os com o universo da bebida.

Onde encontrar:

Telefone: (11) 3122-9500| (11)94353-5739

www.winetoyou.com.br|contato@winetoyou.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: