Em sua recente (e primeira) passagem pelo Brasil, o Chef britânico Jamie Oliver, conhecido por seus programas de TV, soltou em alto e bom som e para quem quisesse ouvir a frase: “Brigadeiros e quindins são um bando de porcarias e um horror”.

Sem nenhuma delicadeza e demonstrando total falta de conhecimento sobre nossos costumes, Jamie cometeu um daqueles deslizes dignos de quem se acha acima do bem e do mau. Seria como se um brasileiro fosse para Londres e em um programa de TV falasse que o Yorkshire Pudding, clássico da culinária inglesa, é uma coisa totalmente sem graça (o que não estaria longe da verdade).

Brigadeiro Regina

Quando vi uma foto de um brigadeiro nas páginas do Sweet Gigi, de minha querida amiga Regina Franco, não tive como não lembrar da pisada na bola do inglês. Este brigadeiro, um doce tão presente entre os brasileiros, tinha de estar no OBA Gastronomia. Preparado com todo o carinho pela Regina, com uma receita um pouco diferente da tradicional, com certeza irá encantar nossos leitores.

Com certeza, Jamie Oliver nunca teve a alegria de participar de uma guerra de brigadeiros quando era criança, na festa de algum amigo, o que é uma pena, não sabe o que perdeu. Com certeza também, seu conhecimento sobre comida no Brasil é quase nulo. Não me admiro, uma vez que já soube dele tentando preparar uma Feijoada e adicionando (à seu critério) batatas. Para não fugir de nossos doces, eu diria que o Jamie se acha “the king of black coconut candy”, sem medo de errar.

Acessem o Sweet Gigi e conheçam o trabalho da Regina Franco. É fantástico.

Brigadeiro com Raspas de Chocolate - Regina Franco

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 40 unidades

Ingredientes

  • 350 g 200 para o brigadeiro e 150 para as raspas Chocolate meio amargo
  • 200 ml Creme de leite fresco
  • 1 lata Leite condensado
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 1 colher sopa Cachaça

Instruções

  1. Colocar todos os ingredientes numa panela,  menos o chocolate para as raspas.  Cozinhar em fogo médio/baixo , mexendo sempre,  até desgrudar do fundo.
  2. Deixar esfriar e enrolar.

Fazer as raspas com o restante do chocolate:

  1. Derreter o chocolate em banho maria. Colocar sobre uma superfície fria. Espalhar com uma espátula, deixando uma camada fina. Com uma faca grande,  de carne, fazer as raspas. Deixar no tamanho que mais gostar. Cobrir os brigadeiros com as raspas.
  2. Rende aproximadamente de 30 a 40 unidades, dependendo do tamanho.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.