Dia de almoço em casa de mãe sempre tem sabor de saudade.. Mães tem este dom: ligar o estômago ao coração. Hoje não foi diferente. Almoço na casa de minha mãe e o prato do dia foi uma de suas especialidades de sempre: um belo Cozido com Legumes e um delicioso Pirão de quebra, para filho comer sem arrependimento.

Comida de mãe 1

Cozido é um prato à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e temperos preparados na mesma panela. Normalmente é um prato único e tem como acompanhamento um pirão feito com o caldo do cozimento e farinha de mandioca.

Trazido para o Brasil pelos portugueses, já era comentado por Debret no início do século XIX. Em Portugal, prepara-se com carne de vaca, presunto, carne salgada de porco, salsicha, arroz, repolho picado, molho de tomate e grão de bico, sendo servido em três etapas: primeiro, caldo com arroz, depois repolho e por fim as carnes, acompanhadas de batatas cozidas. O caldo que sobra é usado no preparo de uma sopa ou para cozinhar arroz. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Aqui no Brasil encontramos diversas versões de Cozidos. O mais frequente é o que leva legumes em sua composição, porém alguns são preparados com inúmeros ingredientes, inclusive outros tipos de carnes, como galinha e porco.

O Cozido que minha mãe prepara leva legumes e raízes. Batata, aipim e mandioquinha estão sempre presentes, assim como ervilha-torta e couve-de-bruxelas. O acompanhamento é sempre o pirão e arroz branco. Outro ingrediente que minha mãe sempre usa quando está disponível é o milho verde, ainda na espiga e cortado em pedaços menores. O de hoje, como era um dia de semana, foi mais simples, mas com o mesmo sabor fantástico de sempre.

Comida de mãe

A carne que é usada no Cozido é quase sempre de segunda. Músculo, acém, posta vermelha entre outras são sempre boas opções.

Cozido é um prato que combina com mães, perfeito para reunir a família. É um prato que exala um aroma bom demais por toda a casa, convidando-nos a dar uma passada na cozinha, pegar uma colher e provar o caldo antes dele ir para a mesa, coisa normal em casa de mães. Hoje não foi diferente.

* Saiba como preparar um Cozido Português.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.