Hoje foi dia do curso da Regina Tchelly, do Projeto Favela Orgânica aqui em meu espaço. Com sede no Rio de Janeiro, o projeto propõe uma nova forma de enxergar os alimentos, desde a compra dos ingredientes até sua utilização. O aproveitamento de partes normalmente desprezadas de frutas e verduras é um dos seus focos principais.
Em uma animada oficina, Regina Tchelly orientou o preparo de alguns de seus pratos para os participantes se divertirem. Foi uma bonita festa.
Um dos pratos mais comentados foi o Talharim com Coração de Banana, a flor da bananeira, uma destas partes que normalmente todo mundo descarta, inclusive os produtores de banana.
Preparado com um toque oriental, ficou delicioso e com uma aparência muito bonita. É um prato para você surpreender.
Tente conseguir o coração de banana em feiras. Vale a pena preparar esta receita.
[box type=info]Da parte inferior do cacho da banana ainda imaturo (ou verde, como se usa dizer), sai um pendão e, em seu extremo, destaca-se um cone de coloração e consistência diferenciadas, que é a flor da bananeira. Popularmente, a flor da bananeira é chamada de umbigo [do cacho] da banana, coração da bananeira, mangará ou apenas umbigo da banana, que, cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível de requintado sabor e alto valor nutricional.Várias receitas culinárias usam o umbigo da banana: cozido com bacalhau, ou carne moída, ou linguiça de porco defumada; temperado e refogado simples; entre outras.(Wikipedia) [/box]
Talharim com Coração de Banana
Ingredientes
- 500 g Talharim
- 1 xícara Coração de banana em tiras de 3 cm
- 1 xícara Pimentão vermelho em tiras de 3 cm
- 1 xícara Cebola em tiras de 3 cm
- 1 xícara Cogumelos em conserva fatiados
- 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
- 4 colheres sopa Shoyu
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Abra o coração de banana, retire as folhas e corte em tiras de 3 cm. Lava bem e reserve. Coloque o macarrão para cozinhar.
-
Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Refogue todos os ingredientes por 8 minutos. Coloque o sal, a pimenta e o shoyu.
-
Junte o macarrão cozido e misture tudo muito bem. Sirva imediatamente.
RT @ObaGastronomia: No OBA! > Talharim com Coração de Banana – Favela Orgânica – http://t.co/esi7dlJG7C > #postaday2013