Sopa “do que tem”.
Sopas são sempre uma oção gostosa para as noites mais frias.
Quando não planejamos uma receita específica, vai o que encontramos em casa mesmo. Um bom caldo, alguns legumes, uma carne, temperos e um pouco de imaginação. Estes ingredientes serão suficientes para uma bela sopa, capaz de aquecer a alma e saciar o apetite.
A combinação feijão/galinha não é tão usual. Normalmente o arroz ou uma massa pequena é o ingrediente escolhido para fazer par com esta carne. Porém, se feijão é um dos ingredientes do Minestrone italiano, não tem razão de ser preterido nestes casos.
E foi isto que fiz. Utilizei Feijão Vermelho misturado com galinha caipira e outros adereços. Podem apostar, é uma combinação deliciosa.
INGREDIENTES (6 pessoas)
200 g de feijão vermelho, demolhado por uma noite
1 peito de galinha caipira, com osso
3 unidades de cenouras em fatias de 2 cm
100 g de ervilhas tortas, em fatias
2 talos de salsão, em cubos pequenos
1 cebola média, bem picada
1 punhado de salsinha, bem picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Em uma panela funda, coloque o azeite de oliva. Adicione a cebola, o salsão e a cenoura. Refogue por 2 minutos. Junte o feijão e o peito de frango. Cubra com água e cozinhe até a galinha amaciar.
Retire o peito da galinha, deixe esfriar e desfie com as mãos. Volte para a panela, adicione a ervilha torta, a salsinha e tempere com o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até a ervilha estar no ponto.
Regue com um fio de azeite e sirva.