Natal normalmente é sinônimo de fartura, mesa repleta de pratos que dificilmente serão consumidos em duas refeições. Claro que reaproveitar as sobras deste banquete torna-se uma obrigação. Se você seguiu a tradição e preparou um grande peru para a data, provavelmente terá uma boa sobra depois do festim. Tudo isto pode ser aproveitado, inclusive os ossos da grande ave.
Preparar caldos e molhos a partir de ossos é uma das técnicas mais utilizadas na Gastronomia. O sabor que você consegue obter com “carcaças” de animais e mais alguns ingredientes é único. Com os ossos de peru assado, você irá conseguir um caldo com um sabor e coloração profundos, perfeito para servir de base a um molho ou a um risoto, por exemplo. O trabalho é praticamente nulo e o resultado é fantástico.
Caldo de Peru
Ingredientes
- Ossos de 1 peru de 5 Kg Ossos de peru
- 2 unidades Cebola em quartos
- 2 unidades Cenoura em rodelas
- 2 unidades Salsão em rodelas
- 5 unidades Pimenta branca em grãos
- 2 unidades Cravo
- 2 folhas Louro
- 4 raminhos Tomilho
- 8 raminhos Salsa
- 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
Instruções
-
Retire o máximo de carne dos ossos do peru que sobrou. Faça um amarrado com o louro, o tomilho e a salsa. Aqueça uma panela funda e coloque o azeite. Junte a cenoura, a cebola e o salsão. Refogue por 3 minutos e junte os grãos de pimenta. Coloque os ossos do peru e o amarrado de ervas. Cubra com 2 litros de água.
-
Cozinhe por 2 horas, sempre retirando a espuma que sobe na superfície com uma espátula. Depois de duas horas, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque em uma tigela e deixe na geladeira por 1 noite. No dia seguinte, retire a gordura solidificada na superfície do caldo. Utilize em sopas, molhos, risotos, etc. Pode congelar para uso posterior. Tempere na hora de usar.