Sanduíche Porto Belo

Vote Agora
Top Blog 2013
10 de setembro de 2013
Pão de Queijo Provolone
12 de setembro de 2013
Mostrar todos

Fazia tempo que não me inspirava a fazer um sanduíche, um “sandubão arrasa quarteirão”, daqueles que matam toda e qualquer tipo de fome. Tem coisa melhor do que pensar na mistura de sabores que você pode conseguir com a quantidade de produtos que encontramos hoje? Pães mais incrementados, embutidos de todos os jeitões, molhos diversos e vegetais frescos como recém saídos da horta são um convite para um sanduíche rápido e com toque gourmet.

Sanduiche Porto Belo

Como o calor está chegando aos poucos, pensei em um sanduíche frio, sem a obrigação de grelhar alguma carne ou gratinar algum tipo de queijo. Minha inspiração veio de New Orleans, a cidade do Jazz, berço de um dos sanduíches mais famosos da América: o Mufuletta. Uma mistura inusitada de ingredientes que por mais de um século faz a festa dos seus adeptos, que não são poucos.

Neste meio tempo entre pensar e produzir, surgiu uma dúvida: qual o nome dar para ele? Nestas horas em que as ideias teimam em não surgir, eu apelo para minha amiga/sócia/assessora do OBA Gastronomia, Carolina Figueiredo. A resposta veio de imediato, como de costume: “Dê o nome de um lugar que você gosta!”

Claro, como não tinha pensado nisto?…Um lugar mágico, que ficou marcado em minha memória e que penso em voltar sempre. Daqueles lugares que te dão saudades sempre que você pensa nele. Assim, meu sanduíche emprestou o nome de Porto Belo, um dos cantinhos mais lindos que conheci na vida. Destino de minhas férias no verão passado e já marcado para o verão que está chegando. Por tudo o que senti por lá, o nome foi dado de pronto.

Sanduíches não necessitam de receitas, quantidades. Ao meu ver, citar os ingredientes já basta. A quantidade vai da fome de cada um. Assim como estes ingredientes podem ser substituídos. Eu gostaria de dar uma sugestão do que preparei e ficou fantástico.

No Sanduíche Porto Belo, eu utilizei pão italiano redondo. Assim como no Muffuletta, abri ao meio e passei uma porção generosa de molho italiano (compre pronto) em cada metade. No recheio utilizei, na ordem: queijo muçarela de búfala em fatias, queijo provolone em fatias, lombo canadense em fatias, presunto Royale em fatias, pepino agridoce e uma mistura de folhas jovens (rúcula, alface, mini-agrião e alface rubi).

Sanduiche Porto Belo 1

Pronto, um belo sanduíche, um belo nome para belas lembranças. Apesar de Porto Belo ser uma cidade litorânea e estar mais para um Hambúrguer de Siri, o que quis passar foi a quantidade de coisas boas que o lugar me trouxe. Assim como lá, cada ingrediente aqui é uma  bela surpresa para ser lembrada sempre.

[box type=info]Porto Belo é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º09’28” sul e a uma longitude 48º33’11” oeste, estando a uma altitude de 1 metros. Sua população estimada em 2008 era de 13.910 habitantes. Possui uma área de 93,881 km². Porto Belo recebeu status de vila pela primeira vez por decreto de 13 de outubro de 1832 mas foi extinto em 1859, sendo seu território anexado ao município de Tijucas. Recriado em 1895 foi extinto mais uma vez em 1923. Finalmente emancipou-se pela lei estadual nº 1496 de 1 de setembro de 1925, com território desmembrado de Tijucas. A infra-estrutura hoteleira de Porto Belo é de excelente padrão, com oferta de 3.000 leitos. Pousadas e campings são outras opções de hospedagem. Há intenso comércio, com destaque para os quatro centros comerciais e, grande número de bares e restaurantes, pizzarias, churrascarias, self service e lanchonetes, além de várias casas noturnas.[/box]

Por de sol em Porto Belo - SC

Por de sol em Porto Belo – SC

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

6 Comentários

  1. Carolina Figueiredo disse:

    Receita! Receita! Receita! Tá tão lindo e gostoso que merecia a receitinha do Oba pra deixar ainda mais bonito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *