Sanduíche de Metro – Sucesso garantido

Rest Truta & Boa Cia _ Foto Erica Castro
Acontece!
28 de outubro de 2013
Bolo Nega Maluca Recheado
30 de outubro de 2013
Mostrar todos

Uma das maneiras mais práticas e deliciosas de receber um grupo de amigos é servir sanduíches de metro com sabores variados. Fáceis de preparar, eles agradam em cheio e dão um tom mais informal, sem perder o charme, dependendo dos ingredientes escolhidos.

Sanduíche de metro

O pão utilizado é a baguete. O tamanho, é claro, fica em torno de 1 metro. A maioria das boas panificadoras preparam sob encomenda. Você pode optar pelo simples ou encomendar com coberturas, como gergelim ou queijo provolone, por exemplo.

Uma boa ideia é investir em cestas próprias para servir. Feitas de vime, elas não fazem feio na mesa e facilitam na hora de servir. Bandeirinhas com os sabores de cada sanduíche são bem vindas.

Na hora de escolher os recheios, pense em todos os seus convidados. Queijos são imprescindíveis. Opte por queijos mais fortes, como provolone, cheddar, gorgonzola, estepe, entre outros.  Harmonize o queijo com as inúmeras opções de frios que o mercado disponibiliza. Presuntos cozidos e crus, peito de peru, pastrami, mortadela, rosbife, salames variados, fazem combinações perfeitas com queijos.

Para deixar o pão úmido, você pode passar desde uma simples maionese até incrementar com uma pasta, agregando mais sabor ao prato. Uma boa ideia é misturar ovo cozido picado a maionese. Para deixar seu sanduíche com um jeitão mais gourmet, opte por ingredientes diferenciados. Cogumelos frescos, tomates secos, pepino agridoce, legumes grelhados e outros são uma bela sugestão.

Sanduíche de metro - Rosbife

Para completar, folhas são fundamentais. Procure fazer uma mescla, com alface, rúcula, agrião, radicchio e outras folhas de sua preferência. O importante é manter um equilíbrio com o ingrediente principal. Se você gostar, adicione fatias finas de tomate.

Utilizar peito de frango, pedaços de carne bovina ou suína são uma boa sugestão, até para reutilizar a sobra de um assado, por exemplo. Atum em óleo também é sempre um coringa, agradando a quase todo mundo.

Você pode encher seu sanduíche de penduricalhos, como tomate cereja, mas eu não vejo nenhuma necessidade. O que importa mesmo é a mistura de sabores que você vai colocar em cada um.

Sanduíche de metro - Royale

Um sanduíche de metro rende em média 20 fatias, servindo de 4 a 5 pessoas. As fatias devem ser uniformes. Corte com faca elétrica, evitando que desmonte. Outro detalhe importante é prender cada fatia com um palito, para facilitar o serviço e as dentadas.

Preparar sanduíches de metro é sempre um exercício de imaginação. Solte a sua e deixe seus convidados com vontade de quero mais.

* Na fotos, sanduíches de rosbife, cogumelos frescos refogados e queijo Ementhal e sanduíche de presunto Royale, queijo Provolone e pepino agridoce.

* As fotos são de autoria de Alessandra Franco.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

  1. Nancy disse:

    Orçamento de sanduíches de metro para 80 pessoas?
    Entrega em casa na vila Maria dia do evento 24/7 as 16 hs??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: