O tradicional prato da casa figura no livro lançado em 2017, que celebra os 15 anos do estabelecimento, com receitas de sucesso.
Com 15 anos completos em 2017, o Restaurante Farabbud, herança sírio-libanesa, celebrou a data desvendando e eternizando os contextos que marcaram a popularização dos seus pratos e restaurante, com o lançamento do livro Farabbud Uma História.
De autoria da jornalista Flávia G. Pinho, com prefácio do crítico gastronômico Josimar Melo, traz em 102 páginas, suas fotos e história, uma narrativa oferecida por clientes assíduos e colaboradores da casa, além de um tesouro da marca. O leitor encontra 15 receitas de sucesso, uma para cada ano de sua existência, como é o caso do Trigo Frique. O prato era reproduzido nas cozinhas das famílias Abbud e Belintani, há gerações, sempre servido quente. Em um dia de férias na praia em São Sebastião, as famílias serviram o restante que havia ficado na geladeira, frio. O sucesso foi tamanho que entrou para o cardápio da casa e vem sendo uma grande pedida desde então.
Abaixo, a receita completa.
TRIGO FRIQUE
Ingredientes:
- 120g de trigo grosso
- 120g de peito de frango sem osso
- 120g de patinho ou paleta moída
- 300ml de água
- 6 colheres (sopa) de caldo de frango
- 6 colheres (sopa) de caldo de carne
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ½ cebola grande picada
- Pimenta síria a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo:
1 – Em uma tigela, coloque o trigo de molho em água e leve ao micro-ondas por 10 minutos. Reserve.
2- Na panela de pressão, refogue metade da manteiga com metade da cebola, o caldo de frango, pimenta síria e sal.
3 – Acrescente o frango, refogue por alguns minutos e, em seguida, coloque a água, tampe e deixe cozinhar por 25 minutos, a partir do momento em que der pressão. Desfie o frango e reserve.
4 – Em outra panela, derreta o restante da manteiga, o caldo de carne e pimenta síria. Adicione a carne moída e refogue bem.
5 – Junte o trigo hidratado e o frango desfiado e deixe cozinhar, em fogo baixo, até secar. Sirva quente ou gelado, acompanhado de coalhada fresca.
Sobre o Farabbud
Em um ambiente minimalista, com uma varanda acolhedora e receitas da vovó Julia Abbud, funciona o Farabbud, desde 2002. Criado por Paulo Abbud, a partir da tradição de sua família de descendências síria e libanesa, Suahad Farah e Emílio Abbud, o restaurante oferece sua culinária árabe, com a essência de ‘comfort food’. Produzidos com ingredientes de qualidade, por uma equipe fiel e comprometida, falafel, esfirras de massa fininha, beirute, quibes, cafta e, claro, o Chocolamour são alguns dos clássicos da casa, instalada no número 1253 da Alameda dos Anapurus, em Moema, São Paulo. O restaurante se consolidou nos últimos 15 anos, inclusive tendo lançado seu próprio livro em 2017 com muitos dos segredos de cozinha da família, e vê seu legado se firmando com outros restaurantes de sucesso na cidade. Isso porque os herdeiros de Paulo seguiram o mesmo caminho com o Saj, com quatro endereços em São Paulo, o Manish, no Itaim Bibi, e o Randa, no Morumbi, fazendo com que seus temperos mágicos fizessem história na gastronomia.
Serviço Completo
Endereço: Alameda dos Anapurus, 1253 – Moema, São Paulo – SP, 04087-004
Telefone: (11) 5054-1648
Horário de Funcionamento:
– Segunda a sexta: das 12h às 15h30 / das 18h30 às 22h30
– Sábado, domingo e feriados: das 12h às 22h30
Capacidade: 44 lugares na área interna. 20 lugares na área externa (apenas sexta a domingo)
Forma de pagamento: Dinheiro, Visa, Mastercard, American Express, Diners, Ticket Refeição, Cheque
Estacionamento/valet: gratuito
Site: http://farabbud.com.br/
Facebook: facebook.com/farabbud https://
Instagram: @farabbud
Valet: cortesia para os clientes
Acessibilidade/ Conexão Wifi Gratuita / Delivery e iFood / Aceita reservas
Permite levar seu próprio vinho. Não cobra pelo serviço de rolha.