Soborô Dontê – Costela ao molho de tomates com batatas.
Pois é… outro dia me deu uma vontade de comer costela assada !!!! Hummm ! Adoro !
Adoro as carnes perto do osso, são as mais saborosas! Mas claro que não descarto uma picanha ou um filé mignon !!! Imagina !!!!! Aproveitei que o preço da carne deu uma baixada.
Mas como moro em apartamento, fiz no forno, temperada só com sal grosso, embalada no papel celofane e depois no papel alumínio. Fogo do forno alto, e deixei lá por umas 2 horas.
Mas, caramba… ficou salgada demais… comemos, mas ela soborô !
Para não perder nem congelar, pois não tinha vaga no meu congelador, pensei num jeitinho todo especial e delicioso para reaproveitá-la !
Nossinhora ! E como ficou mais deliciosa ainda !!!!!!
Consegui diminuir o sal e ficou divina, dos Deuses !!!!
Essa receita pode ser feita também com a costela que você fez num churrasco e que por um acaso, soborô !
A batata pode ser substituída por mandioca… e fica quase uma “Vaca atolada”, comidinha mineira, bem parecida, mas que não uso o molho de tomates.
Dica: caso você queira fazer essa receita e não tem a costela assada, tem que temperá-la com alho e sal, fritá-la com pouquinho de óleo numa panela de pressão acrescentando a cebola, alho e o molho de tomates e água, e depois q a panela chiar cozinhar em fogo médio por uns 40 minutos. Daí depois cozinhar as batatas. Fica ótima também !!!
Chega de prosa e borá lá prá receita !!!!
INGREDIENTES:
OBS: a quantidade dos ingredientes é variável.
– Pedaços de costela já assados
– molho de tomates base (ou molho pronto)
– cebola picada / cabeças de alho picadinhos
– água o suficiente
– batatas cortadas em rodelas com casca
Modo de fazer
Numa panela, refogue a cebola e o alho e depois coloque o molho de tomates, ou o que você já tem pronto ou faça aquele Molho de Tomates Base.
Depois de bem refogadinho o molho, coloque os pedaços de costela já assados, para cozinhar e soltar o gosto da carne. Deixe cozinhando com a panela tampada e coloque água sempre que precisar.
Quando já estiver bem saborosa, ponha as batatas para cozinhar no molho com as costelas.
Reveja o sal. No meu caso, não coloquei nada de sal, pois estava tentando “salvar” uma costela já muito salgada .
Fica delicioso com arroz branco e em cima dele coloquei um azeite meu temperado, muito fácil de se fazer com ervas (orégano, manjericão, manjerona, alecrim e alho). Pronto. Receita de azeite temperado !
Bom apetit mon Cher !!!!!
Só faltou a pinguinha!
{8¬)
Costela assada é divino. Outro bom reaproveitamento é fazer uma vaca atolada!
Que prato mais saboroso esse !!!! Combina bem com a cara do inverno ! Realmente sempre sobra costelas em churrascos e não sabemos o que fazer. Este prato fica com cara de que acabamos de fazê-lo !!! Uma ótima opção para as sobras de carne !!!
Valeu !!!
Beijos e vamos aguardando mais novidades nessa coluna
oi nossa vc me salvou,eu estava desesperada!ñ sabia o que fazer pois eu tinha assado uma costela só q ja estava temperada ai coloquei mas tempeiro e ficou demais salgado!!ufaa!q bom q minha sogra ñ vai brigar comigo obrigada!!até mais!!
Receita maravilhosa! Me deixou muito feliz, pq meu marido nunca elogiou uma comida minha, como hj! Essa receita é demais!!!
Receita maravilhosa….
Super aprovada …
Aqui vai uma receita de costela gaúcha assada na panela de pressão. Para um quilo de costela você coloca mais ou menos 1/2 k de cebola cortadas em 4 .Forre o fundo da panela de pressão com as cebolas cortadas em 4 pedaços. Coloque a costela com o osso para baixo sobre as cebolas. esfarele um tablete de caldo de carne bovina por cima. Tampe a panela e coloque em fogo baixo por uns 40 minutos. os ossos já estarão soltando , vire a carne e tampe novamente continuaando fogo brando. Na verdade dura mais ou menos 1 hora. Fica assada e com caldo. espero ter colaborado. Eu fiz hoje, ficou derretendo. Abraços. Não vai sal!!
Obrigado pela receita, Irene. É sempre bem vinda.
Um abraço!
Hoje tinha sobras da costela assada, fiz a receita e ficou uma delícia! Parabéns pela dica.
Vou testar agora! Conto mais tarde como ficou