Prepare um delicioso Cupim de Forno

Sanduíche Enrolado com Bacon – Das gordices que vemos na Internet
12 de Fevereiro de 2016
Coquetel Screwdriver – Restaurante do Cura – Ilhabela – SP
16 de Fevereiro de 2016
Mostrar todos

Uma das carnes que eu acho das mais saborosas é o Cupim. O Cupim é um tipo de corte de carne bovina. Está localizado na parte dianteira do animal, mais precisamente atrás do pescoço, e representa 3,29% do dianteiro. É uma carne macia e entremeada de gordura. É a famosa “corcova” de algumas espécies de bovinos.

Localização do Cupim no boi

Localização do Cupim no boi

Das muitas maneiras de preparar Cupim, desde na panela até na churrasqueira, a que eu considero menos propícia a erros é assado no forno. Não exige técnica alguma, apenas tempo. O resultado é fantástico, quando preparado sem pressa. Claro que este tempo vai depender do tamanho da peça. Para este que preparei ontem, utilizei metade de uma peça de 6 Kg, ou seja, meio cupim pesando 3 Kg.

Cupim 1

Apesar de aceitar temperos diferentes, eu ainda prefiro utilizar apenas sal grosso. Para evitar contratempos, eu recomendo usar um celofane de qualidade, mais reforçado. Importante também é dar preferência ao cupim fresco, não congelado. No mais, é paciência e a certeza que uma das carnes mais macias e saborosas estará na sua mesa para fazer a alegria de todos. Para acompanhar, maionese, farofa e arroz. Simples e de comer rezando.

Tabela nutricional do Cupim

  • As fotos de hoje são de autoria de Alessandra Franco.
  • Fonte: Wikipedia

Cupim de forno

por 15 de Fevereiro de 2016

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 5h 00 min
  • Porções : 6 pessoas

Ingredientes

  • Cupim - 1 peça de 3 Kg
  • Sal grosso - Suficiente para passar na peça inteira

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno na temperatura mínima.

Coloque o cupim em uma folha de celofane e passe sal por ele inteiro. Dê 5 voltas na folha e amarre bem. Coloque em uma forma e leve ao forno. Deixe assando por 4 horas e meia na temperatura mínima, virando o lado no meio deste tempo. Retire o celofane, aumente o fogo para 200° e deixe por mais 30 minutos. Sirva bem quente.

Cupim

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *