Uma das carnes que eu acho das mais saborosas é o Cupim. O Cupim é um tipo de corte de carne bovina. Está localizado na parte dianteira do animal, mais precisamente atrás do pescoço, e representa 3,29% do dianteiro. É uma carne macia e entremeada de gordura. É a famosa “corcova” de algumas espécies de bovinos.
Das muitas maneiras de preparar Cupim, desde na panela até na churrasqueira, a que eu considero menos propícia a erros é assado no forno. Não exige técnica alguma, apenas tempo. O resultado é fantástico, quando preparado sem pressa. Claro que este tempo vai depender do tamanho da peça. Para este que preparei ontem, utilizei metade de uma peça de 6 Kg, ou seja, meio cupim pesando 3 Kg.
Apesar de aceitar temperos diferentes, eu ainda prefiro utilizar apenas sal grosso. Para evitar contratempos, eu recomendo usar um celofane de qualidade, mais reforçado. Importante também é dar preferência ao cupim fresco, não congelado. No mais, é paciência e a certeza que uma das carnes mais macias e saborosas estará na sua mesa para fazer a alegria de todos. Para acompanhar, maionese, farofa e arroz. Simples e de comer rezando.
- As fotos de hoje são de autoria de Alessandra Franco.
- Fonte: Wikipedia
Cupim de forno
Ingredientes
- 1 peça de 3 Kg Cupim
- Suficiente para passar na peça inteira Sal grosso
Instruções
-
Pré-aqueça o forno na temperatura mínima.
-
Coloque o cupim em uma folha de celofane e passe sal por ele inteiro. Dê 5 voltas na folha e amarre bem. Coloque em uma forma e leve ao forno. Deixe assando por 4 horas e meia na temperatura mínima, virando o lado no meio deste tempo. Retire o celofane, aumente o fogo para 200° e deixe por mais 30 minutos. Sirva bem quente.
Maravilha deu agua na boca
Não tem erro. Dentre todas as maneiras que experimentei, essa é a de melhor resultado. Sempre. E olha que eu tenho churrasqueira com espeto giratório. O único cuidado é com o celofane; se não for bem vedado, o vazamento comprometerá a maciez.