Começou a temporada de pinhão por aqui. É hora de aproveitar essa semente maravilhosa que os sulistas tanto gostam. O pinhão vai bem em diversas preparações. Uma das que mais gosto é Pinhão com Bacon. Porque não variar a receita usando Guanciale?

Guanciale é um tipo de bacon não defumado italiano, preparado com as bochechas do porco, de onde deriva seu nome (guancia, em italiano, é “bochecha”). A carne da bochecha é esfregada com sal, pimenta-do-reino, e curada por três semanas. Seu sabor é mais forte que o de outros produtos feitos da carne de porco, como a pancetta, porém sua textura é mais delicada.

O guanciale é usado tradicionalmente em pratos da culinária italiana como o molho all’amatriciana e o preparo à carbonara, servidos com massas. É uma iguaria da Itália central, especialmente da Úmbria e do Lácio. Devido à sua raridade, a pancetta costuma ser utilizada como sua substituta, com uma resultante diferença no gosto do prato. (Wikipedia)

Como eu tinha um pedaço de guanciale, presente de meu amigo Ugo Gutierrez, resolvi apostar no prato. O Ugo está produzindo produtos com carne de porco com qualidade espetacular. A Carunchos Gutierrez, que ainda será tema de matéria por aqui, produz desde o guanciale até um lardo sensacional.

Ingredientes

500 g de pinhão cozido

200 g de guanciale cortado em cubos pequenos

Cebolinha verde à gosto

Preparo

Descasque os pinhões mantendo-os inteiros. aqueça uma frigideira e coloque os cubos de guanciale. Deixe que dourem e retire-os. Descarte o excesso de gordura, deixando um pouco, e coloque os pinhões. Salteie por 2 minutos, desligue o fogo e retorne o guanciale para a panela. Misture bem e sirva salpicado de cebolinha verde.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.