Pinhão envolto em Bacon.

Um tira-gosto diferente.

Quando chega maio no sul do Brasil, começa a aparecer esta semente maravilhosa que é o pinhão. Sua época vai até junho, às vezes até julho. Esta curta duração faz com que vários pratos com pinhão apareçam em restaurantes. Tudo o que a imaginação de Chefs inspirados com esta semente tão gostosa cria, chega a mesa de felizes comensais.

De todas as maneiras mais simples de degustar o pinhão, eu adoro duas. A primeira é na Sapecada, onde ele é queimado na terra em meio a sapé (galhos secos de pinheiro). Após a queima, espera-se esfriar, cata-se os pinhões e abre-se  com o auxílio de um martelo ou mesmo de uma pedra.

A outra é a que apresento aqui. Cozido, aberto, envolto em bacon e frito na própria gordura. Um tanto trabalhoso, mas de um sabor único.

Depois de cozido, o pinhão deve ser aberto ainda quente. Para isto, existe em feiras livres um descascador de pinhão. Um simples artefato de madeira, com uma serrinha na ponta e um apoio para o fruto. Basta colocar o pinhão, baixar como uma guilhotina e um corte na casca torna a tarefa bem mais fácil.

Depois o pinhão é envolto em fatias de bacon, da espessura desejada, fixadas com um palitinho. Após estes passos, é só fritar na própria gordura do bacon e servir ainda quente.

Você pode até servir com um molho rosè, mas ele assim já é maravilhoso. Pode caprichar na porção. Por experiência própria, sempre que faço é pouco.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 8 comentários

  1. Orlandinho!
    Agora entendo pq é que vc me torturou tanto falando que a receita de hoje estava com um cheiro maravilhoso. Isto deve estar uma delicia! E esta foto do descascador de pinhão está maravilhosa!

  2. Hmm.. vou fazer com certeza! Mas só uma coisa, não querendo ser chata, mas é q da época do cursinho isso grudou na minha cabeça… hehe pinhão é semente 😉

    1. Corrigido, Patricia!
      Muito obrigado pela lembrança!

  3. Hummm, essa eu não conhecia, boa pedida chef. Eu só fiquei imaginando o aroma…

  4. Orlando, que tortura ver isso ai, viu? Aff… Aqui em Maceió onde eu moro, não tem pinhão e eu ADOOOOROO!!
    Que vontade me deu de fazer este petisco… Hummm!

  5. Hum… Que delícia!! Eu achei pinhão por aqui na semana passada e não agradou a ninguém. Comi sozinha. Agora, essa ideia é genial!!! Vai agradar, com certeza!

  6. nossa amo pinhao.e vou fazer este petisco hum com um vinho ,nada mal,bom demais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu