Pinhão com Bacon

Pinhão envolto em Bacon.

Um tira-gosto diferente.

Quando chega maio no sul do Brasil, começa a aparecer esta semente maravilhosa que é o pinhão. Sua época vai até junho, às vezes até julho. Esta curta duração faz com que vários pratos com pinhão apareçam em restaurantes. Tudo o que a imaginação de Chefs inspirados com esta semente tão gostosa cria, chega a mesa de felizes comensais.

De todas as maneiras mais simples de degustar o pinhão, eu adoro duas. A primeira é na Sapecada, onde ele é queimado na terra em meio a sapé (galhos secos de pinheiro). Após a queima, espera-se esfriar, cata-se os pinhões e abre-se  com o auxílio de um martelo ou mesmo de uma pedra.

A outra é a que apresento aqui. Cozido, aberto, envolto em bacon e frito na própria gordura. Um tanto trabalhoso, mas de um sabor único.

Depois de cozido, o pinhão deve ser aberto ainda quente. Para isto, existe em feiras livres um descascador de pinhão. Um simples artefato de madeira, com uma serrinha na ponta e um apoio para o fruto. Basta colocar o pinhão, baixar como uma guilhotina e um corte na casca torna a tarefa bem mais fácil.

Depois o pinhão é envolto em fatias de bacon, da espessura desejada, fixadas com um palitinho. Após estes passos, é só fritar na própria gordura do bacon e servir ainda quente.

Você pode até servir com um molho rosè, mas ele assim já é maravilhoso. Pode caprichar na porção. Por experiência própria, sempre que faço é pouco.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

8 Comments

  1. Orlandinho!
    Agora entendo pq é que vc me torturou tanto falando que a receita de hoje estava com um cheiro maravilhoso. Isto deve estar uma delicia! E esta foto do descascador de pinhão está maravilhosa!

  2. Patricia disse:

    Hmm.. vou fazer com certeza! Mas só uma coisa, não querendo ser chata, mas é q da época do cursinho isso grudou na minha cabeça… hehe pinhão é semente 😉

  3. Carol disse:

    Hummm, essa eu não conhecia, boa pedida chef. Eu só fiquei imaginando o aroma…

  4. Dani Halliday disse:

    Orlando, que tortura ver isso ai, viu? Aff… Aqui em Maceió onde eu moro, não tem pinhão e eu ADOOOOROO!!
    Que vontade me deu de fazer este petisco… Hummm!

  5. Sonia Salim disse:

    Hum… Que delícia!! Eu achei pinhão por aqui na semana passada e não agradou a ninguém. Comi sozinha. Agora, essa ideia é genial!!! Vai agradar, com certeza!

  6. lilia disse:

    nossa amo pinhao.e vou fazer este petisco hum com um vinho ,nada mal,bom demais

  7. […] minha parte, fico com as mais simples. Sou fã de pinhão em seu estado mais puro. Gosto de Pinhão com Bacon, mas adoro Pinhão na Chapa. Esta receita que trago para vocês hoje é outra que aprecio demais. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: