Recebi o Chef Fredy Ferreira e sua esposa Livia Farah para um almoço aqui em meu espaço. Proprietários do excelente Restaurante A Caiçara – Cozinha Litorânea, localizado no Largo da Ordem, centro de Curitiba, a segunda prometia comida de primeira. E foi de primeiríssima. O Fredy é um craque nas panelas e com a ajuda da Livia preparou um super almoço com sabores orientais.

Foi um almoço digno de domingo, uma vez que para a maioria dos donos de restaurantes a segunda feira passa a ser o domingo. Tandoori Masala é uma mistura de especiarias tradicionalmente usada em alimentos assados em um forno indiano do Punjab, o Tandoor (daí seu nome). Com um leve toque defumado e sabor levemente picante, ficou famoso no prato Frango ao Tandoori, mas vai bem demais em outras carnes, como o Fredy demonstrou com seu Peixe Empanado ao Tandoori.

O camarão que acompanhou o peixe também levou um clássico da culinária oriental, Curry, mas não o comprado pronto e sim o preparado em casa, aqui mesmo. Nada para o Fredy pode ser tão simples.

Claro que eu teria de passar esta experiência para nossos leitores e o Fredy gentilmente cedeu as receitas destas duas maravilhas que degustamos em plena segunda feira. No A Caiçara você não irá encontrar estes pratos com inspiração oriental. O forte do restaurante é a culinária do litoral, especialmente do litoral paranaense. Vale a pena conhecer.

Peixe Empanado no Tandoori

Ingredientes:

1 kg de filé de peixe 

40g de tandoori

200g farinha panko

2 ovos 

250g de farinha de trigo 

sal a gosto 

Modo de preparo:

Em um recipiente bata os ovos com 100ml de água adicione sal e cebolete picada, misture o tandoori com a farinha panko e uma pitada de sal. Passe os filés na farinha de trigo e em seguida nos ovos finalizando o empanado na farinha panko com tandoori.  Frite em imersão em temperatura de 160 graus retire e sirva.

Camarão ao Curry Caseiro

Ingredientes

600 g de camarão 

1 cebola média 

6 dentes de alho 

30 g de gengibre 

1 colher de sopa de açafrão da terra 

1 colher de chá de feno grego 

1 colheres de café de canela em pó 

1 colher de chá de cominho em pó 

1 colher de coentro em pó 

1 colher de paprica doce

1 colher de páprica picante 

200 g de inhame 

sal a gosto 

Modo de preparo:

Bata em um mixer ou liquidificador os ingredientes secos com o alho a cebola e o gengibre.  

Em uma panela coloque o preparo com um pouco de óleo. Frite por um 3 minutos adicione o inhame cortado em cubos e adicione 500 ml de água. Cozinhe por 20 minutos. Salteie os Camarões no azeite com um pouco de sal, adicione ao preparo e cozinhe por mais 5 minutos.  Sirva com arroz basmati ou jasmim.

A CAIÇARA – Culinária Litorânea

Dr. Claudino dos Santos, 90

Curitiba – PR – Brasil 

41 3324.9755

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.