Existe um ponto no centro histórico de Curitiba que com certeza é um dos melhores da cidade. Quem vê de fora, não imagina o jardim que a casa oferece. É ali, onde já esteve a Casa Lilás e depois o Restaurante Farnel, que funciona A Caiçara – Culinária Litorânea.
Não é só no ambiente que o restaurante oferece surpresas, apesar de ser um dos pontos altos do Caiçara. Logo na entrada você é convidado a visitar uma simpática lojinha de cervejas artesanais onde mais de 60 rótulos fazem a festa de qualquer fã desta bebida tão adorada.
Por dentro, a casa manteve seus ares de casarão histórico. Com o pé direito bem alto, símbolo das antigas casas, cada salinha parece ter vindo direto do passado para os dias de hoje.
Dois detalhes que conferem ainda mais charme ao restaurante são o painel representando uma vila de pescadores, desenhado pela artista plástica Carol Lemos com apenas um traço e um belo quadro expondo os tamancos utilizados no Fandango, a música típica do litoral paranaense.
O jardim externo é uma atração a parte. Repleto de flores e árvores frondosas, é perfeito para passar uma tarde na companhia de amigos, comidas e bebidas de primeira.
Mas, restaurante bom tem de ter acima de tudo comida boa. Nisto, o Caiçara mandou bem. A cozinha, sob o comando do Chef Freddy Ferreira, produz uma comida deliciosa, trazendo elementos da Culinária Caiçara de nosso litoral mesclados com a cozinha mais contemporânea. Claro que ostras frescas não poderiam deixar de fazer parte de seu cardápio.
Frutos do mar, farinha de mandioca, banana da terra e pupunha são alguns dos elementos que você encontra no cardápio. Pratos como Moqueca Vegana de Pupunha e Banana da Terra, Arroz de Frutos do Mar à Caiçara e Ceviche de Pupunha estão entre algumas opções.
Filé de Peixe ao Molho Escabeche e Pirão d’água e Linguini ao Molho de Camarões são duas das atrações mais pedidas da casa.
No dia que estive por lá, estava sendo servido Caldeirada de Meca com Búzios, que acabou sendo a minha opção. E que escolha perfeita. O prato estava delicioso, como vocês podem imaginar pela foto.
O Caiçara trabalha com pratos para duas pessoas, individuais, petiscos e entradas, além de sobremesas, claro. Para quem prefere carnes, a casa serve Executivo de Alcatra e um belo Barreado.
Conhecer o Caiçara demorou, mas foi uma alegria e surpresa. Hoje já está entre meus preferidos aqui da cidade. Como tudo sempre pode melhorar, estive com meus queridos amigos Chef Mauro Poddesu e a Patrícia, hoje residentes em Roma, onde o Mauro comanda dois restaurantes e já pensando em expandir para outros lugares.
Um lugar perfeito para momentos que serão sempre lembrados. O Caiçara é isto e muito mais.
A CAIÇARA – Culinária Litorânea
Pingback: Peixe no Tandoori e Camarão ao Curry Caseiro - Fredy Ferreira |
Pingback: A Venda Armazém e Boteco |