A Caiçara – Culinária Litorânea – Curitiba – PR

Manteiga de anchovas e pimenta verde
Manteiga de Anchova e Pimenta Verde
6 de setembro de 2018
Ragu de cupim
Ragu de Cupim do Claude Troigros
11 de setembro de 2018
Mostrar todos

Existe um ponto no centro histórico de Curitiba que com certeza é um dos melhores da cidade. Quem vê de fora, não imagina o jardim que a casa oferece. É ali, onde já esteve a Casa Lilás e depois o Restaurante Farnel, que funciona A Caiçara – Culinária Litorânea.

Não é só no ambiente que o restaurante oferece surpresas, apesar de ser um dos pontos altos do Caiçara. Logo na entrada você é convidado a visitar uma simpática lojinha de cervejas artesanais onde mais de 60 rótulos fazem a festa de qualquer fã desta bebida tão adorada.

Por dentro,  a casa manteve seus ares de casarão histórico. Com o pé direito bem alto, símbolo das antigas casas, cada salinha parece ter vindo direto do passado para os dias de hoje.

Dois detalhes que conferem ainda mais charme ao restaurante são o painel representando uma vila de pescadores, desenhado pela artista plástica Carol Lemos com apenas um traço e um belo quadro expondo os tamancos utilizados no Fandango, a música típica do litoral paranaense.

O jardim externo é uma atração a parte. Repleto de flores e árvores frondosas, é perfeito para passar uma tarde na companhia de amigos, comidas e bebidas de primeira.

Mas, restaurante bom tem de ter acima de tudo comida boa. Nisto, o Caiçara mandou bem. A cozinha, sob o comando do Chef Freddy Ferreira, produz uma comida deliciosa, trazendo elementos da Culinária Caiçara de nosso litoral mesclados com a cozinha mais contemporânea. Claro que ostras frescas não poderiam deixar de fazer parte de seu cardápio.

Frutos do mar, farinha de mandioca, banana da terra e pupunha são alguns dos elementos que você encontra no cardápio. Pratos como Moqueca Vegana de Pupunha e Banana da Terra, Arroz de Frutos do Mar à Caiçara  e Ceviche de Pupunha estão entre algumas opções.

Arroz de Frutos do Mar à Caiçara

Filé de Peixe ao Molho Escabeche e Pirão d’água e Linguini ao Molho de Camarões são duas das atrações mais pedidas da casa.

Filé de Peixe ao Escabeche com Pirão d’água

 

Linguini ao Molho de Camarões

No dia que estive por lá, estava sendo servido Caldeirada de Meca com Búzios, que acabou sendo a minha opção. E que escolha perfeita. O prato estava delicioso, como vocês podem imaginar pela foto.

Caldeirada de Meca com Búzios

O Caiçara trabalha com pratos para duas pessoas, individuais, petiscos e entradas, além de sobremesas, claro. Para quem prefere carnes, a casa serve Executivo de Alcatra e um belo Barreado.

Conhecer o Caiçara demorou, mas foi uma alegria e surpresa. Hoje já está entre meus preferidos aqui da cidade. Como tudo sempre pode melhorar, estive com meus queridos amigos Chef Mauro Poddesu e a Patrícia, hoje residentes em Roma, onde o Mauro comanda dois restaurantes e já pensando em expandir para outros lugares.

Eu e os Chefs Freddy Ferreira e Mauro Poddesu

Um lugar perfeito para momentos que serão sempre lembrados. O Caiçara é isto e muito mais.

A CAIÇARA – Culinária Litorânea

Dr. Claudino dos Santos, 90
Curitiba – PR – Brasil
 41 3324.9755
 Qua. à Sex. das 18h às 23h | Sáb. das 12h às 23h | Dom. das 12h às 16h
Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: