Pastel de Abóbora, Carne-de-Sol e Palmito Pupunha

Pastel é o salgadinho preferido dos brasileiros, tenho a certeza. Pode até ser que a coxinha chegue perto, mas o pastel é imbatível. Pequenos, médios, para matar a fome ou apenas “divertir a boca” jogando conversa fora com amigos, o pastel é uma verdadeira instituição brasileira. Tirar um tempo para prepará-los em casa, com o recheio de sua preferência, é um dos melhores exercícios gastronômicos que conheço.

Pastel de abóbora, carne-de-sol e pupunha 1

Pode ser o trio de recheios mais comuns (carne, queijo e palmito), mas quando resolvemos inventar alguma moda nova, a coisa fica ainda melhor. A sugestão do OBA Gastronomia de hoje junta três ingredientes que parecem ter nascido um para o outro: abóbora, carne-de-sol e palmito Pupunha in natura. Pode ser que você tenha dificuldade de achar o Pupunha in natura, apesar de ser bem mais fácil hoje em bons supermercados. Caso não encontre, utilize em conserva. No mais, é aproveitar o sabor maravilhoso que este pastel oferece.

Pastel de Abóbora, Carne-de-Sol e Palmito Pupunha

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 8 pastéis grandes

Ingredientes

  • 500 g Massa caseira para pastel *
  • 300 g Abóbora em cubos
  • 300 g Carne-de-sol
  • 200 g Palmito pupunha picado já cozido
  • 1 unidade média Cebola picada
  • 2 dentes Alho picado
  • Suficiente para fritar Óleo de girassol
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • À gosto Salsinha picada

Instruções

  1. Deixe a carne-de-sol de molho na água por 12 horas. Leve para cozinhar na pressão por 1 hora, até que esteja macia. Deixe esfriar e desfie com as mãos, eliminando a maior parte da gordura.
  2. Aqueça uma frigideira funda e coloque 1 colher (sopa) de azeite. Coloque a cebola e o alho e refogue por 1 minuto. Junte a abóbora em cubos e um pouco de água. Vá cozinhando e colocando um pouco de água até que a abóbora comece a se desmanchar. Deixe a água quase secar e junte a carne-de-sol e  o palmito. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar, mexendo sempre. Desligue e misture a salsinha picada.
  3. Abra a massa e monte os pastéis do tamanho de sua preferência. Este que eu fiz foi grande, de 20 X 10 cm. Aqueça o óleo em uma frigideira funda e frite os pastéis até dourarem, virando de lado uma vez. Deixe escorrer e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu