Sopa de missô (em japonês: 味噌汁|, transl. missoshiru) é um prato da culinária japonesa, consumido costumeiramente com frequência pelos japoneses. Normalmente é preparado com soja, hondashi, tofu, cebolinha; algumas vezes acrescentam-se outros legumes. O missoshiru é servido antes do prato principal e deve ser consumido quente.
A palavra missoshiru tem como significado caldo de soja fermentada, formada por duas palavras onde misso significa “soja fermentada” e shiru, “caldo”.
O misoshiru é composto por dois ingredientes principais: o dashi (caldo de pescado) que é a base da sopa e o missô (pasta feita a partir de soja) que é dissolvido no dashi.
Pode-se usar vários tipos distintos de missô, como o shiromiso (suave e com pouco sal), e o akamiso (forte e salgado).
Algumas pessoas também acrescentam à sopa tofu cortado em cubos, mas este não é um dos ingredientes fundamentais. O restante dos ingredientes ficam a critério do cozinheiro, e podem ser qualquer tipo de verdura como repolho, cebola, cebolinha, nabo e cenoura ou outras coisas como carne de galinha, cogumelos comestíveis ou algas.
Esta sopa é um prato básico da culinária do Japão, servida tanto no café da manhã, almoço ou jantar, sempre acompanhada por outros pratos, como o arroz. Na cultura culinária japonesa o arroz ocupa o papel principal, sendo normalmente acompanhado de vários e variados pratos de menor tamanho. A sopa tem também a propriedade de combater a radiação.
Existem numerosas variedades dependendo das regiões do Japão que possuem seus próprios ingredientes e tipos de missô. Sendo este um prato tradicional muito antigo, começou a consumir-se popularmente a partir da Período Muromachi (1392-1573). (Wikipedia)
Como todas as sopas, você pode utilizar o caldo industrializado, tornando tudo muito mais prático, mas para obter um resultado incrivelmente melhor, preparar o Caldo de Dashi em casa é fundamental. A transcrição abaixo é do livro Culinária Japonesa para Brasileiros, de Yukiko Moriyama.
A coisa mais distinta da culinária japonesa é o uso da alga-marinha gigante seca (kombu), flocos secos de bonito, sardinha seca incluindo misturas instantâneas, para dar o gosto básico para a sopa. Costuma-se dizer que o sucesso da cozinha japonesa começa pelo Caldo de Dashi. É essencial aprender como se prepara um bom caldo básico. Pode-se encontrar misturas instantâneas muito boas, sendo conveniente sempre tê-las em casa.
Caldo de Dashi Básico feito com alga-marinha (kombu)
Ingredientes: 4 xícaras de água/40 g (15 cm) de alga kombu.
Limpe a alga marinha com um pano úmido. Não lave. Deixe a alga mergulhada na água por 1 hora. Aqueça até ferver e retire a alga.
Caldo de Dashi Básico feito com Flocos Secos de Bonito
Ingredientes: 4 xícaras de água/40 g (15 cm) de Kombu/1 xícara de Flocos de Bonito
Caldo primário (Ichiban-dashi)
Aqueça a alga na água em uma panela destampada até ferver. Depois de ferver, retire a alga imediatamente. Adicione mais 1/4 de xícara de água e torne a esquentar. Um pouco antes da água ferver, coloque os flocos de bonito. Quando a espuma começar a subir, reduza o fogo e cozinhe por 10 segundos. Apague o fogo e adicione uma pitada de sal. Desligue e espere que os flocos desçam para o fundo da panela. Coe.
Caldo secundário (Niban-dashi)
O caldo primário combina melhor com as sopas claras. O secundário pode ser usada em sopas grossas e cozidos de legumes. Coloque alga-marinha e os flocos de bonito reservados do caldo primário em 4 xícaras de água. Aqueça até ferver. Reduza o fogo para brando e cozinhe por 15 minutos. Coe.
Caldo de Dashi feito com Sardinhas Secas
Ingredientes: 4 xícaras de água/2 colheres (sopa) de saque/30 g de Kombu (10 cm)/10 sardinhas secas
Como as sardinhas secas produzem um sabor forte de peixe, este caldo é muito usado nas sopas de missô. Retire as cabeças e os intestinos das sardinhas. Lave os peixes e deixe de molho por 3 horas. Coloque todos os ingredientes na água e cozinhe por 15 minutos. Coe.
Com estas explicações, você já pode se arriscar a fazer sua própria Sopa de Missô. Leve e deliciosa, é uma sopa perfeita para qualquer hora. Esta receita que segue é uma das mais básicas e clássicas. Aos poucos vamos sugerindo outras combinações.
Missoshiru - Sopa de Missô
Ingredientes
- 2 colheres sopa Missô
- 1/2 envelope* Caldo de peixe industrializado se não utilizar caldo caseiro
- 150 g em cubos de 1 5 cm Tofu
- 4 xícaras Água se não utilizar caldo caseiro
- À gosto Cebolinha picada
Instruções
-
Aqueça a água em uma panela média. Quando ferver, diminua o fogo, acrescente o caldo de peixe em pó (se não estiver usando caldo caseiro) e o Missô. Misture rapidamente e junte o tofu. Desligue o fogo e porcione em 3 cumbucas pequenas individuais. Polvilhe a cebolinha por cima e sirva imediatamente.
-
Você encontra caldo de peixe industrializado em lojas de produtos orientais ou bons supermercados.
Muito interessante a receita irei preparar para minha sogra.