Com os dias ficando cada vez mais frios, servir uma sopa como entrada de um almoço é sempre bem vindo. Tomar um caldo quente antes da refeição principal, além de reconfortante demais, atiça o apetite. Uma das opções mais simples, rápidas e saborosas é  a Sopa de Missô ou Missoshiru.

Esta versão que o OBA Gastronomia traz hoje é daquelas que acabam entre as favoritas de quem a experimenta. Uma sopa simples demais, mas incrementada com alga Wakame em flocos, com aroma e sabor suave “do mar”, não tem como não agradar.

Missoshiru de tofu e wakame

A alga wakame possui propriedades antioxidantes que são particularmente adequados para o nosso ritmo de vida acelerado de hoje. Esta alga remineraliza nosso corpo, e é rico em cálcio, que é facilmente absorvido pelo nosso corpo. Graças ao seu alto teor de vitamina B e C, o wakame promove nossa resistência ao estresse e exaustão.

O wakame é particularmente popular na culinária asiática, especialmente no Japão e é altamente valorizado por seu sabor. A alga wakame purifica o nosso corpo completamente, removendo as toxinas nocivas e o excesso de fluidos que fazem danos orgânicos e estéticos. Portanto, esta alga é frequentemente usada em dietas de emagrecimento e desintoxicação. Graças ao seu efeito purificador a alga é também particularmente adequada para pessoas com pressão arterial elevada.

Devido ao seu poderoso efeito purificante a alga wakame é também muito adequada para estimulara secreção dos rins e do fígado. Purifica e restaura estes órgãos. O wakame promove a secreção dos hormônios no organismo, que contribui ao nosso melhor funcionamento. Esta alga é um cúmplice perfeito para pessoas que querem manter os fluidos em seu corpo em equilíbrio.

Como uma folha gigante de carvalho (as algas podem ter até 1,5 m de largura) o wakame cresce na costa da Galiza. Ele é particularmente rica em cálcio, iodo, proteína e fibra, e maravilhosamente versátil na cozinha: se pode comer crua em saladas, sopas ou cozidas, arroz, combinados com outros legumes no forno, simplesmente cozida, para o preenchimento de empanadas, etc . (Fonte: Inkanat)

Alga Wakame desidratada em flocos
Alga Wakame desidratada em flocos

Missoshiru com Wakame e Tofu

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 1 colher sopa Pasta de Missô
  • 1/2 envelope Caldo de peixe industrializado Hondashi
  • 1 1/2 colher sopa Alga Wakame em flocos
  • 50 g Tofu em cubinhos
  • À gosto Cebolinha picada
  • 400 ml Água

Instruções

  1. Aqueça a água até ferver. Abaixe o fogo, adicione a alga e cozinhe por 2 minutos, até que ela hidrate bem. Passe o Hondashi por uma peneira e misture na água. Mexa bem para dissolver.
  2. Desligue o fogo e coloque os cubinhos de tofu. Sirva em tigelas individuais e polvilhe a cebolinha picada.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu