De novo na estrada. Desta vez em Garopaba, litoral de Santa Catarina. Na realidade, em uma praia ao lado, a Praia do Rosa, que será tema de matéria aqui pelo OBA em breve. Neste passeio até Garopaba não resisti e comi um de meus pratos preferidos com lulas, preparadas à dorê.
Lula carrega um preconceito quase que generalizado. A maioria das pessoas sempre acha que fica “borrachuda”. Lulas exigem dois tipos de preparo: ou fazemos em 3 minutos ou em mais de duas horas. Só assim ela ganhará maciez.
Esta maneira de preparar, empanando e fritando, quase não dá chances ao erro. Simples e fácil, é perfeito para um aperitivo. Limão é suficiente para guarnecer, mas você pode incrementar servindo um molho rose simples.
Esta é uma das mais deliciosa, rápidas e fáceis maneiras de preparar lulas. Vale a pena experimentar.
Lula à dorê
Ingredientes
- 500 g Lula em anéis
- 1 xícara Farinha de trigo
- 1 copo Cerveja clara
- 1 unidade clara e gema separadas Ovo
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- Quantidade suficiente para fritas Óleo de girassol
Instruções
-
Tempere os anéis de lula com o sal e a pimenta e deixe por 30 minutos. Em um recipiente, misture a gema, a farinha e a cerveja. Junte uma pitada de sal. Bata a clara em ponto de neve e adicione a mistura.
-
Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Com uma pinça de madeira, passe os anéis de lula na mistura e deixe fritar até dourar. Sirva imediatamente, guarnecido de limão. Pode incrementar com molho rose.