Galette com Queijo e Presunto Cru

Cestinhas de Flocos de Arroz – Regina Franco
24 de março de 2015
Bar Quermesse – Petiscos e Comida – Curitiba – PR
26 de março de 2015
Mostrar todos

Galette 2

Provavelmente a  Galette, uma torta de trigo sarraceno, seja um dos alimentos mais antigos da humanidade. Substituto do pão, era cozido sobre uma pedra lisa e quente denominada jalet, de cujo nome deriva Galette. O trigo sarraceno chegou na França com os Cruzados e foi adotado pelos agricultores bretões. Por seu custo baixíssimo, apenas água, farinha e sal, foram a base alimentícia dos bretões durante séculos.” (Culinaria Francia – Edições H. F. Ullmann)

Galette 1

Hoje em dia, devido à dificuldade em encontrar o trigo sarraceno, encontramos Galettes feitas com farinha de trigo integral ou até mesmo branca. Os recheios podem ser diversos, mas este com queijo Gruyère e presunto cru, além de um ovo frito, é um dos mais tradicionais.

Print Friendly, PDF & Email

Galette com Queijo e Presunto Cru

por 25 de março de 2015

Tempo de Preparo : 10 minutes. Tempo de Forno : 5 minutes Porções : 1 pessoa

Ingredientes

Modo de Preparo

Coloque a água, a farinha e 2 ovos no liquidificador e processe. Deixe descansar por 1 hora e retorne ao liquidificador. Junte a manteiga derretida, tempere com sal e processe novamente.

Aqueça uma frigideira para panquecas e ponha um fio de óleo. Despeje 1 concha da massa e preencha o fundo. Deixe dourar de um lado e vire com uma espátula. Arrume a fatia de presunto no centro e despeje o queijo ralado por cima.

Enquanto isto, frite um ovo, deixando a gema mole. Quando o queijo estiver derretido, coloque o ovo frito por cima. Dobre a massa para o centro em quatro, formando um quadrado e deixando aparecer a gema do ovo. Sirva imediatamente.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: