Comida de resistência.
Seguindo na onda do feijão, hoje ele aparece em uma de suas receitas mais tradicionais.
Feijão-tropeiro é um prato típic0 da culinária mineira. Como o próprio nome diz, era preparado pelos tropeiros que desvendaram as matas mineiras em cima de burros e precisavam improvisar a alimentação em suas paradas.
Em seu livro Bau de Ossos, Pedro Nava resgata a forma como os tropeiros o preparavam:
“O feijão fervido com bastante sal durante as paradas é levado em caixetas atulhadas e em cujos intervalos se escorre a banha derretida que endurece e não deixa azedar a massa cozida. Na hora vai tudo para a frigideira, a banha derrete-se, solta e refoga as pevides com mais a cebola, o cheiro-verde, a salsa e muita pimenta. Rola-se na farinha que se embebe de gordura, mas que não pode ficar empapada – antes móvel, toda untada e toda desgrudada. Come-se com o ovo frito, a linguiça frita, o lombo e o torresmo autêntico.”
INGREDIENTES (5 pessoas)
1/2 Kg de feijão cozido, escorrido
1 colher (sopa) de banha de porco
50 g de bacon, em pedacinhos pequenos
1/2 cebola picada
5 ovos
Cheir0-verde (salsinha mais cebolinha picados)
1/4 xícara de farinha de mandioca
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Em uma frigideira funda, derreta a banha de porco e frite ligeiramente o bacon. Acrescente a cebola, sem parar de mexer. Adicione o feijão e o cheiro-verde e refogue por 1 minuto. Coloque a farinha e mexa para envolver tudo. Tempere com o sal e a pimenta.
* Você pode optar por misturar os ovos na mistura. Para isto, diminua a quantidade para três e frite separadamente, batendo todos juntos. Misture na hora de acrescentar o feijão na frigideira.
Se não for o caso, sirva o feijão-tropeiro acompanhado de um ovo frito para cada pessoa, juntamente com linguiça frita.
Feijão-tropeiro é uma delícia. Nestes dias de frio, mostra-se perfeito para um almoço em família.
Essa prato é sensacional, muito nutritivo, além de ter toda uma cultura nacional por trás. Prefiro fazer a linguiça e o ovo separado para juntar depois, só no prato. Acho legal servir com couve refogada e um famoso vinagrete. Já li também que no ínicio se utilizava carne seca além do toucinho, pois é uma carne de fácil conservação.
o que agente proucura é estar sempre aprendendo coisa boa mas não era para agente fica com agua na boca pior é ter quer esperar cozinhar na panela de barro mas não tem nada a ver o quer vocer esta pensando sobre mim so o quer mim emporta é saber quer vc leo o que eu escrevir