Meu vizinho japonês volta e meia me presenteia com ingredientes que eu desconheço. Aí dá-lhe pesquisar. Tem vezes que nem ele sabe direito do que se trata, como sua última doação, uma vagem diferente de todas as que eu já tinha visto. A primeira reação que tive foi me informar com a Marisa Ono, do excelente Delícia. Gentilmente, como sempre, ela me respondeu que se tratava da Vagem de Okinawa, Shikaku Ingen em japonês. Uma PANC em que as vagens, as folhas e as batatas são comestíveis.

Meu outro instrumento de pesquisa foi o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, de Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi. Ali soube que o Feijão-de-Asa, Feijão-Alado, Winged pea ou Goo Bean é uma herbácea perene, provida de raízes tuberosas, com ramos prostrados ou trepadores. A planta é nativa da África Tropical, mas domesticada na Ásia Tropical há séculos. É amplamente cultivada na Ásia em escala doméstica, tendo sido introduzida na Amazônia para o mesmo fim.

Na culinária, a parte principal de interesse são as vagens imaturas (não fibrosas), seguido das sementes imaturas (sucedâneas da ervilha) que podem ser usadas em sopas e purês. As folhas e as flores também são utilizadas, inclusive crus. As sementes maduras (secas) não são muito saborosas, mas podem ser processadas, inclusive para a produção de óleo.

Não sei se vou conseguir ter nas mãos mais algumas destas vagens. Por aqui, preparei como Tempurá. O sabor é bem agradável, lembrando quiabo. Fica a curiosidade com vocês. Caso encontrem algum dia alguns destes Feijões-de-Asas, as Vagens de Okinawa (nome que gostei bastante), não pensem duas vezes em experimentar. Além de bem gostosas elas são muito bonitas.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. joaquim rodrigues

    Gostaria de adquirir sementes deste tipo de feijão, podem mandar?

  2. Lizete C.M. Nakagawa

    Também quero semente da vagem okinawa, mas não estou encontrando

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.