Espaguete com Tomates Frescos – Macarrão na sua forma mais pura

Hoje, dia 25 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Macarrão. Claro que o OBA Gastronomia não poderia estar de fora e teríamos de fazer uma homenagem a um dos alimentos mais importantes de toda a história da Gastronomia.

espaguete-com-tomates-frescos

Depois de pensar muito sobre qual receita seria a ideal para a data, escolhi uma das mais simples, e por isto mesmo uma das mais significativas, para trazer aos nossos leitores.O espaguete não poderia estar de fora. Poderia até ter escolhido um talharim, mas o primeiro formato que nos vem à mente quando pensamos em macarrão sempre é o espaguete. O azeite de oliva foi uma escolha lógica, assim como o manjericão, basílico por lá. O tomate, mesmo tendo aportado na Itália tardiamente, tornou-se um ingrediente símbolo da culinária do País da Bota. Quase na totalidade das receitas italianas, o alho se faz presente, por isto não poderia faltar. Para finalizar, o companheiro ideal para macarrão, o queijo Parmigiano-Reggiano. A pimenta calabresa fica a seu critério, um toque de ardência nesta receita tão simples e saborosa.

espaguete-com-tomates-frescos-1

Espaguete com Tomates Frescos

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 25 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 500 g Macarrão Espaguete
  • 6 unidades Tomates italianos frescos
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva
  • 3 dentes Alho em lâminas finas
  • 4 colheres sopa Queijo Parmigiani-Reggiano ralado na hora
  • 1 maço pequeno Manjericão fresco
  • À gosto Pimenta calabresa em flocos opcional
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Retire a pele e as sementes dos tomates e pique grosseiramente. Pique as folhas de manjericão. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite de oliva. Adicione as lâminas de alho e deixe que dourem levemente. Junte o tomate e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o manjericão picado e tempere com o sal. Mantenha aquecido.
  2. Cozinhe o macarrão em água salgada abundante até estar al dente. Retire e derrame o molho por cima. Polvilhe com a pimenta calabresa e o queijo. Sirva imediatamente.
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: