Dia Mundial do Macarrão

Sonhos de Batata
24 de outubro de 2013
Rest Truta & Boa Cia _ Foto Erica Castro
Acontece!
28 de outubro de 2013
Mostrar todos

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. A data foi instituída em 1995, no Primeiro Congresso Mundial de Pasta, em Roma. Uma das comidas mais versáteis e adoradas no mundo inteiro, o macarrão é marca registrada da culinária italiana. Dos diversos formatos encontrados, trago alguns dos mais utilizados na cozinha. As informações são da Barilla, tradicional fábrica italiana de massas.

FARFALLE

As Farfalle são uma massa típica de Bolonha. São preparadas com ou sem ovos e seu formato é obtido pela dobra feita no centro de um retângulo de uma folha de massa. Por esta característica, são chamadas de “Stricchetti” no dialeto bolonhês e, de certo modo, lembram as gravatas borboleta. São servidos principalmente com molhos leves e legumes.

Macarrão Farfalle

FUSILLI

Os Fusilli nasceram em Torre Annunziata, na Italia, da criatividade de quem se divertia ao enrolar spaghetti ao redor de uma agulha de tricô. São um autêntico triunfo de densidade, de gosto e form. A longa secagem a que são submetidos transforma-os  numa forma rica em sabores, que combina muito bem com os molhos densos de carne ou ricota. Os Fusilli também são ótimos em saladas de massa, sempre prontos a receber entre as espirais legumes picados, atum e azeite de oliva.

PENNE RIGATE

Os Penne Rigate e as Pennette Rigate são uma interpretação campestre do maccherone e mergulham triunfalmente nps molhos encorpados, nos molhos de carne, nas misturas de carne e legume. São perfeitos também para pratos de massa a forno.

Macarrão Penne

RIGATONI

Os Rigatoni surgiram em Roma. Dos simples tomates aos molhos mais sofisticados, dos molhos de carne aos molhos com cogumelos (funghi) ou presunto, qualquer tempero ganha com sua consistência. Os Rigatoni adoram o vigor do cozimento al dente, graças ao qual exprimem todo o tradicional gosto italiano da massa.

SPAGHETTI

Os Spaghetti foram criados em Nápoles. No início eram mais finos. Tratava-se dos Spaghettini, que depois, encontrando os molhos densos e suculentos do norte da Itália precisaram ter mais consistência e tornaram-se Spaghetti. Sem dúvida, representam o formato de massa mais popular e conhecido no mundo. Os Spaghetti adaptam-se a qualquer tempero, pois mantém a consistência al dente.

Spaghetti

FETTUCCINE

São tiras de massa longas com partes planas, com aproximadamente 7 mm de largura. Parecidos com os Tagliatelle, são originários da Emilia-Romagna e se caracterizam pela largura ligeiramente superior. O molho de carne (ragu) é o condimento principal sugerido pela tradição, mas o Fettuccine combina também perfeitamente com as misturas mais leves. o creme de leite ou o peixe.

PAPPARDELLE

São tiras de massa longas e planas, com a largura de aproximadamente 13 mm. As origens são atribuídas à Itália setentrional ou, em alguns casos, à Toscana. Parece que o próprio nome deriva do verbo dialetal “pappare“, referindo-se  aos grandes pratos de massa preparados com molho de carne, principalmente de caça. Excelentes com o tempero de carnes, as Pappardelle podem acompanhar o molho formado pelos assados e pelos refogados. Acompanham muito bem também os molhos com tomates, legumes ou peixes.

TAGLIERINI

São tirinhas de massa longas com corte plano, finos e com largura de cerca de 2 mm. De origem piemontesa (os famosos Tajarin, glória da região de Langhe, ao sul do Piemonte), são tradicionalmente consumidos secos, com manteiga derretida ou com molho de carne, fígado e toucinho. São perfeitos com trufas, mas também se unem com vigor aos feijões ou favas em deliciosas minestras. Além disto, os Taglierini adoram os temperos à base de peixe, crustáceos e frutos do mar. São ótimos quando temperados com o clássico Pesto Ligure, com a adição de feijão e batatas.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.