Dia Mundial do Macarrão

Casarecce para Crystal.

No seu dia, esta preferência mundial não poderia deixar de aparecer no OBA Gastronomia.

No dia 25 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Macarrão, um dos pratos mais populares da gastronomia mundial. A data foi escolhida em 1995, durante o I Congresso Mundial da Pasta, que reuniu os principais fabricantes de macarrão do mundo, em Roma, na Itália.

A origem do prato é repleta de lendas e tudo indica ter sido introduzida na Itália por volta de 400.  Apesar das confusões, uma coisa é certa: a partir do século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Foram eles que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos. (Fonte: Rio Total Revista Eletrônica)

Para celebrar este dia, a receita de hoje é também um presente para uma pessoa que me deixa muito feliz neste mundo virtual. Sempre com um bom humor incrível e um carinho único, a Crystal merece este prato de macarrão.

INGREDIENTES     (1 pessoa )

100 g de macarrão Casarecce (ou outro de sua preferência)

30 g de Pastrami, em fatias finas

80 g de cogumelos Paris, em fatias de 1 cm

4 talos de aspargos

1 colher (chá) de cebola bem picada

2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sobremesa) de salsinha picada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Aqueça água  em uma panela funda e aqueça  até ferver. Adicione os aspargos (sem a parte dura dos talos) e cozinhe por 2 minutos. Retire e deixe embaixo de água corrente, até esfriar totalmente.

Na mesma água, adicione o macarrão e um fio de azeite. Cozinhe até estar al dente. Retire em uma peneira e coloque na água corrente, para cessar o cozimento. Desligue a água e reserve o macarrão.

Derreta a manteiga em uma frigideira funda. Coloque os aspargos, tempere levemente com sal e deixe dourar ligeiramente. Retire e reserve. Na mesma panela, doure a cebola picada e junte os cogumelos. Refogue por um minuto e agregue o Pastrami. Deixe refogar por mais um minuto. Despeje o creme de leite e tempere com o sal e a pimenta. Deixe reduzir um pouco.

Junte o macarrão e misture tudo muito bem. Coloque a salsinha picada, mexa bem e sirva, com os aspargos ao lado.

Uma homenagem dupla: ao Macarrão, este fantástico alimento, e para a Crystal, esta fantástica pessoa.  Tudo fica mais alegre com os dois.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Claudia disse:

    Hummmmm…..
    Me deu fome…..rsrsrrsrsr….
    Delícia……
    Um abraço;
    Claudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: