É incrível a criatividade das pessoas quando o assunto é comida. Um exemplo disto é a receita que o OBA Gastronomia traz para vocês hoje. De origem italiana, a Pangritata nasceu como um substituto do Parmesão, criado por pessoas que não tinham condição financeira para adquirir o emblemático queijo.
É claro que o sabor não lembra nem de longe o do Parmesão, mas o resultado é delicioso. A textura crocante e a combinação de sabores que a Pangritata confere a um prato de macarrão é deliciosa. De preparo rápido e fácil, a Pangritata também é uma ótima maneira de reaproveitar pães. Além de acompanhar massas, ela também agrada muito quando acrescentada a uma salada. Esta receita é perfeita para você dar um upgrade em seu prato, tornando um simples macarrão em um prato de evento.
Pangritata
Ingredientes
- 200 g Pão amanhecido italaino, ciabatta ou francês
- 10 raminhos somente as folhas Tomilho fresco
- 4 dentes Alho
- 1 colher sopa Castanha-de-caju picada (ou outra noz de sua preferência)
- 5 colheres sopa Azeite de oliva
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Corte o pão em pedaços pequenos e passe pelo liquidificador (função Pulsar) juntamente com as folhinhas de tomilho.
-
Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Adicione os dentes de alho e deixe que tostem levemente. Retire-os e abaixe o fogo. Junte a mistura de pão e tomilho e a castanha picada. Tempere com o sal e a pimenta e deixe no fogo até que dourem, mexendo sempre.
-
Retire e deixe secar em papel toalha. Sirva com macarrão ou saladas.