Cupcakes de Coco e Chocolate – Regina Franco

Dia destes, meu amigo Dante Mendonça, escreveu em sua coluna diária sobre o “Protocolo de visitas do curitibano”. Claro que ele não existe como lei, mas as pessoas daqui o seguem como tal. Uma das particularidades dos “visitantes” de Curitiba, é o fato de sempre (ou quase sempre) levarem um prato para compor a refeição. Isto está tão presente na cultura da cidade, que as famílias já nem combinam o que levar. Assim, Tia Fulana traz a Maionese, Tia Cicrana o Arroz de Forno, a sobrinha leva o Sorvete e por aí vai.

Por aqui, quando convido amigos ou familiares para o almoço, acontece a mesma coisa. Quando entre os convidados está minha querida amiga Regina Franco, já conhecida de quem frequenta o OBA Gastronomia, a sobremesa é por conta dela. Isto é lei e pronto. No sábado passado, em que a Quirerinha com Carne de Lata foi o prato principal, a Regina nos contemplou com Cupcakes em duas versões: coco e chocolate, sendo o segundo pensado para as crianças, por motivos óbvios.

Cupcake de Coco 1 - Regina

Para variar, como convém a esta minha amiga, tudo feito com o maior capricho e carinho deste mundo, coisas que amigos conhecem. Como não poderia deixar de ser, divido a receita da Regina com os leitores do OBA. Quem sabe no próximo encontro entre amigos, vocês não sejam os responsáveis por adoçar a alegrar a todos com estes Cupcakes fantásticos.

Cupcake de Chocolate - Regina

Cupcakes de Coco e Chocolate

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 48 cupcakes

Ingredientes

Massa

  • 8 xícaras Farinha de trigo
  • 5 unidades. Separe gemas e claras 2 claras para a massa Ovos
  • 8 colheres sopa Açúcar
  • 2 colheres (sopa Margarina
  • 3/4 copo 180 ml Leite
  • 1 colher sopa Fermento em pó

Instruções

  1. Massa
  2. Na batedeira, misture as 5 gemas, as 8 colheres de açúcar e a margarina e bata até clarear. Acrescente a farinha e o leite e bata mais um pouco. Em uma vasilha separada, bata 2 das claras em neve. Com uma colher, incorpore à mistura da batedeira as claras e o fermento. Coloque a massa na forma de cupcake (já com as forminhas de papel), enchendo até 2/3, no máximo. Asse a 180°C  por cerca de 20 minutos.

Cobertura de Coco

  1. . 200 gr de cream cheese
  2. . 120 gr de açúcar de confeiteiro
  3. . 100 gr de coco ralado
  4. . raspas de coco pára decorar
  5. . chocolate ou canela em pó  para decorar (opcional)
  6. Misturar bem todos os ingredientes e decorar os cups. Decora 24 unidades

Cobertura de Chocolate

  1. . 100 gr de chocolate meio amargo
  2. . 200 gr de manteiga em temperatura ambiente ( bem mole)
  3. . 200 gr de açúcar de confeiteiro
  4. . raspas de chocolate branco para decoração (opcional)
  5. Derreter o chocolate em banho maria e reservar. Bater a manteiga até obter um creme. Acrescentar o chocolate e o açúcar e continuar batendo até obter uma textura espumosa. Decorar os cups. Decora 24 unidades.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu