Creme de Espinafre com Provolone

Quem acompanha o OBA Gastronomia com mais frequência sabe da minha predileção por espinafre. Sou fã incondicional do “alimento do Popeye“. Aqui em casa não passa uma semana sem ele na mesa.

Sozinho, apenas refogado com alho, já fica uma delícia, mas quando surge em outras preparações e combinações consegue agradar ainda mais. Este creme é um exemplo. Fácil e rápido, fica delicioso acompanhando qualquer coisa. O queijo Provolone dá um sabor a mais irresistível. Mais delicioso ainda quando servido em uma fatia de pão tostada e um ovo frito por cima.

Creme de Espinafre com Provolone

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 1 maço Espinafre
  • 2 colheres sopa Farinha de trigo
  • 3 colheres sopa Manteiga
  • 1 colher sopa Queijo Provolone ralado
  • 2 xícaras Leite
  • 1 colher sopa Cebola picada
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Retire as folhas do espinafre e coloque em uma panela. Tampe e leve ao fogo para que cozinhe somente com sua água por aproximadamente 5 minutos. Retire, espere esfriar e esprema bem com as mãos para retirar o excesso de líquido. Pique bem e reserve.
  2. Em uma panela funda, coloque a manteiga e deixe que derreta. Coloque a cebola e refogue por 2 minutos. Junte a faroinha de trigo e misture tudo muito bem. Acrescente o leite aos poucos e vá batendo com um fouet (batedor de arames) até que consiga um creme liso e homogêneo, sem deixar empelotar. Misture o espinafre, o queijo ralado e deixe cozinhar por alguns instantes. Tempere com o sal e a pimenta e sirva.
  3. Uma boa ideia para usar este creme de outra maneira é servir em uma fatia de pão tostada com um ovo frito por cima. Claro que ovo frito com gema mole. Fica delicioso.
  4.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu