Coquinho Queimado – Regina Franco

Escola de Cozinha Vegetariana – Um livro essencial
10 de agosto de 2015
Ceviche de Peixe Branco
14 de agosto de 2015
Mostrar todos

Das lembranças de doces de minha infância, quatro são as mais constantes: Coração de Abóbora, Pé-de-Moleque, Maria Mole e Coquinho Queimado. Destes, o Coquinho Queimado era o menos comum, não encontrava nos armazéns, ao menos os que eu frequentava. Então, quando algum “Tio do Coquinho” passava pela rua oferecendo o quitute em pacotes de pipoca, era uma festa.

É este doce tão singelo, tão simples, tão delicioso e tão brasileiro, que a querida Regina Franco traz para os leitores do OBA Gastronomia. Um doce que remete a festas juninas e quermesses. Tão simples de fazer que dá raiva pensar a razão de esperarmos o Tio do Coquinho.

Coquinho queimado 1

Crocante, deliciosamente tostado e adocicado, é daquelas coisas que enquanto não acabar, não paramos de comer. Claro que você pode comprar o coco já em pedaços, sem aquela casquinha escura que o recobre, porém quem já comeu esta casquinha e tomou a água nunca cometerá este sacrilégio. Preparem em uma tarde de sábado, de preferência um dia que tenha crianças por perto. Com certeza você irá de sentir a “Rainha da Cocada Preta” (ou o Rei, claro).

Coquinho queimado

Print Friendly, PDF & Email

Coquinho Queimado

por 11 de agosto de 2015

  • Tempo de Preparo : 15 minutes
  • Tempo de Forno : 45 minutes
  • Porções : 550 g

Ingredientes

Modo de Preparo

Fure o coco e escorra a água. Leve o coco a chama do fogão e queime todas as suas fibras. Enrole em um pano e bata com um martelo até abrir. Retire a carne e a casquinha escura  com uma faca. Corte em tiras e depois em cubinhos de 1,5 / 2 cm.

Leve todos os ingredientes ao fogo alto em uma panela funda. Mexa com uma colher (sempre no mesmo sentido) até que o açúcar caramelize todos os pedacinhos. Retire e espalhe em uma forma. Deixe esfriar e delicie-se!

 

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: