Quem acompanha o OBA Gastronomia com frequência sabe de minha admiração por cogumelos. Sou totalmente aficionado por estes fungos comestíveis. Adoro o sabor silvestre que eles possuem. Quando vejo um que nunca provei, tenho de comprar. Foi assim com esta qualidade de cogumelos, a Eryngui, que encontrei no Mercado Municipal de Curitiba. E dá-lhe pesquisar.
O cogumelo Eryngui, cujo nome científico é Pleurotus Eryngi, embora ainda não seja muito conhecido e consumido no país, é bastante apreciado em muitos países da Europa, Ásia e Estados Unidos.
Também é conhecido como Cogumelo do Cardo e chamado “Seta de Cardo” pelos espanhóis e italianos. Encontra-se associada com os Cardos, planta que cresce em locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos e dá pequenas flores, tem o talo lenoso e com efeito coagulante, o cogumelo é saprófita das raízes desta planta.
O Eryngui é considerado por muitas pessoas um dos melhores cogumelos para a culinária e adapta-se perfeitamente às mais variadas receitas, salteados sozinhos ou com carnes e legumes. Pode ser consumido em sua totalidade com muito sabor e maciez.
Dentre as diversas propriedades terapêuticas do Eryngui, podemos destacar a melhoria do funcionamento intestinal. (http://www.cogumelosurakami.com.br/)
Depois de conversar com a Marisa Ono, uma das pessoas que mais respeito quando o assunto é gastronomia, resolvi preparar o Eryngui assado. Não na churrasqueira, como a Marisa sugeriu (o que em breve experimentarei), mas no forno, envolto em papel alumínio e com os temperos dentro.
Usei saquê, shoyu, manteiga e sal. Para não fugir tanto da sugestão da Marisa, utilizei sal defumado, que é encontrado em lojas de produtos gourmet ou em bons supermercados. Tudo embrulhado no alumínio. Dez minutos de forno (preaquecido) e pronto, um dos melhores cogumelos que já experimentei.
Caso você encontre o Eryngui, não pense duas vezes. Leve para casa e experimente. Sem complicar demais, simples como preparei. É um cogumelo saboroso demais. Este guarneceu um mignon ao poivre com ervilhas tortas, batata Dauphinois e alho assado. Merecerá bis.
TABELA NUTRICIONAL
Fonte: Site do Cogumelos Urakami
Pode ser encontrado na feira de agricultura familiar do Ceasa DF aos sábados. Próximo ao mercado de orgânicos.