Cogumelo Eryngui

Quem acompanha o OBA Gastronomia com frequência sabe de minha admiração por cogumelos. Sou totalmente aficionado por estes fungos comestíveis. Adoro o sabor silvestre que eles possuem. Quando vejo um que nunca provei, tenho de comprar. Foi assim com esta qualidade de cogumelos, a Eryngui, que encontrei no Mercado Municipal de Curitiba. E dá-lhe pesquisar.

O cogumelo Eryngui, cujo nome científico é Pleurotus Eryngi, embora ainda não seja muito conhecido e consumido no país, é bastante apreciado em muitos países da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Também é conhecido como Cogumelo do Cardo e chamado “Seta de Cardo” pelos espanhóis e italianos. Encontra-se associada com os Cardos, planta que cresce em locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos e dá pequenas flores, tem o talo lenoso e com efeito coagulante, o cogumelo é saprófita das raízes desta planta.

O Eryngui é considerado por muitas pessoas um dos melhores cogumelos para a culinária e adapta-se perfeitamente às mais variadas receitas, salteados sozinhos ou com carnes e legumes. Pode ser consumido em sua totalidade com muito sabor e maciez.

Dentre as diversas propriedades terapêuticas do Eryngui, podemos destacar a melhoria do funcionamento intestinal. (http://www.cogumelosurakami.com.br/)

Depois de conversar com a Marisa Ono, uma das pessoas que mais respeito quando o assunto é gastronomia, resolvi preparar o Eryngui assado. Não na churrasqueira, como a Marisa sugeriu (o que em breve experimentarei), mas no forno, envolto em papel alumínio e com os temperos dentro.

Cogumelo Eryngui 1

Usei saquê, shoyu, manteiga e sal. Para não fugir tanto da sugestão da Marisa, utilizei sal defumado, que é encontrado em lojas de produtos gourmet ou em bons supermercados. Tudo embrulhado no alumínio. Dez minutos de forno (preaquecido) e pronto, um dos melhores cogumelos que já experimentei.

Cogumelo Eryngui 2

Caso você encontre o Eryngui, não pense duas vezes. Leve para casa e experimente. Sem complicar demais, simples como preparei. É um cogumelo saboroso demais. Este guarneceu um mignon ao poivre com ervilhas tortas, batata Dauphinois e alho assado. Merecerá bis.

Cogumelo Eryngui 3

TABELA NUTRICIONAL

tabela-nutricional-eryngui

Fonte: Site do Cogumelos Urakami

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Pode ser encontrado na feira de agricultura familiar do Ceasa DF aos sábados. Próximo ao mercado de orgânicos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu