Ainda é tempo de aproveitar.
Ainda estamos na época de caranguejos aqui no sul do Brasil.
Estes bichinhos são uma ótima desculpa para reunir amigos e passar horas comendo a carne escondida em suas patas. Caranguejos são crustáceos com cinco pares de garras, que vivem em mangues no litoral. Sua carne branca e suave é uma delícia, utilizada em diversas preparações, desde pura até suflês.
Eu adoro cozinhá-los em água temperada. Uso cebola, um maço de cheiro-verde, tomates inteiros (opcional), sal e uma lata de cerveja. Quando compro caranguejos, peço para matá-los e retirar a carapaça. É um costume meu, não uma regra. A maioria das pessoas que conheço cozinha os caranguejos vivos.
Sirvo acompanhado de feijão, farinha de mandioca e um vinagrete simples, de tomate, cebola e cheiro-verde.
Retirar cada perninha, reservando a garra para o final, molhar no vinagrete e comer devagar, é uma das coisas mais gostosas do verão. É uma comida perfeita para confraternizações. Caipiras e cervejas complementam esta delícia. O som das batidas dos martelinhos abrindo a garra grande para retirar o “mignon” destes bichinhos é música para a alma.
Ainda dá tempo de aproveitar esta época gostosa de caranguejos. Um grande caldeirão e amigos ansiosos esperando a hora é um momento que fica guardado para sempre.
Aqui em casa, pelo menos uma Caranguejada é obrigatória por ano. E já estou pensando na próxima.