Brioche

Arroz de Eisbein (Carreteiro Alemão)
6 de fevereiro de 2014
Uma salada e uma foto
10 de fevereiro de 2014
Mostrar todos

O OBA Gastronomia de hoje traz um dos pães mais tradicionais da França: o brioche. Tão famoso que fez até parte da história com a célebre frase “que comam brioches”.

Brioche

Brioche é um pão de origem francesa, feito com alto teor de manteiga e ovo. É “leve e ligeiramente inchado, mais ou menos bem, de acordo com a proporção de manteiga e de ovos” Ele tem uma crosta dourada escura, e escamosa, muitas vezes, acentuada por uma lavagem do ovo aplicado após a correção.

Ele é feito da mesma maneira que o pão, mas tem o aspecto mais rico de uma massa devido à adição extra de ovos, manteiga, líquido (leite, água, creme e, às vezes, conhaque) e ocasionalmente um pouco de açúcar.O brioche é frequentemente preparado com fruta ou gotas de chocolate e servido como uma massa ou como base de uma sobremesa com muitas variações locais de ingredientes, recheios e coberturas adicionados.

O Brioche nasceu na Normandia no século XVI. A massa de brioche remonta à Idade Média, onde foram feitos bolos semelhantes aos brioches atuais. É feita de farinha, fermento, manteiga, leite e ovos.

Entre as cidades, uma vez muito famosas pela qualidade de seus brioches, Gisors e Gournay, provavelmente por causa da excelência da manteiga na região.

“Que comam brioches!” é uma citação apócrifa da rainha Maria Antonieta. É originalmente mencionada nas Confissões de Jean-Jacques Rousseau, publicadas em 1782: “Finalmente, me lembrei do paliativo de uma grande princesa que disse que os camponeses não tinham pão, e que respondeu: Que comam brioches. Eu comprei os brioches”. (Livro Seis: 1765) (Wikipedia)

A receita que passarei aqui é a do brioche tradicional. Vocês podem incrementar, desde polvilhando açúcar de confeiteiro até recheando. Aqui aparecem com o açúcar e recheados de goiabada e chocolate. O brioche requer uma forma própria para assar, facilmente encontrada em casas de artigos para confeitaria.

Brioche

por 7 de fevereiro de 2014

  • Tempo de Preparo : 50 minutes
  • Tempo de Forno : 30 minutes

Ingredientes

Modo de Preparo

* Egg Wash - Misture 3 ovos, 120 ml de leite e 1 pitada de sal. Bata com um fouet (batedor de arames).

Misture a farinha e o fermento. Adicione os ovos, o leite e o sal. Em velocidade baixa, bata na batedeira por 4 minutos.

Com a batedeira ainda funcionando, vá adicionando a manteiga. Raspe a lateral da tigela se  necessário. Depois de toda a manteiga estiver encorporada, bata por mais 15 minutos, até que a massa comece a separar da lateral da tigela.

Coloque a massa em uma assadeira forrada com papel-manteiga untado. Cubra com papel filme e deixe descansar na geladeira por 1 noite.

Unte as formas com manteiga. Pode usar o tamanho de sua preferência. Divida a massa em duas vezes o número de formas que for usar (se maior ou menores). Molde metade em formato de bolas e a outra metade em formato de gotas. Coloque as bolas nas formas e faça um buraco no centro. Coloque uma gota dentro de cada buraco. Cubra e deixe crescer até que as formas estejam cheias (cerca de 45 minutos).

Pincele com Egg Wash e asse em forno preaquecido em 200°C por 25 a 30 minutos.

Brioche 1

Print
Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: