Um dos petiscos de boteco mais apreciados pelo Brasil é o Bolovo, ovo cozido envolto com carne moída, empanado e depois frito. Com uma combinação assim, não tem como não ter uma legião de fãs.
O Bolovo não é uma exclusividade de botecos brasileiros, tendo várias versões espalhadas pelo mundo. A mais conhecida vem do Reino Unido, o Scotch Egg, preparado da mesma maneira, mas com carne suína.
Apesar de não exigir grandes técnicas, preparar um Bolovo tem seus segredinhos. O principal deles está na escolha da carne. Ela deve ser mais gordurosa. O tempero vai de sua preferência, podendo ir do sal e pimenta básicos até incluir mais ingredientes, como mostarda, molho inglês, cheiro-verde, entre outros. Nesta receita que passo para vocês, eu utilizei ovo de codorna, por achar mais delicado para servir e para comer. O original utiliza ovo de galinha.
Bolovo
Ingredientes
- 500 g Carne moída patinho
- 12 unidades Ovos de codorna
- 1 unidade Cebola picada
- 1 dente Alho picado
- 1 colher sopa Mostarda
- 1 colher chá Molho inglês
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 2 unidades batidas Ovos
- Para empanar Farinha Panko ou farinha de rosca
- Para fritar em imersão Óleo de girassol
Instruções
-
Cozinhe os ovos de codorna contando 3 minutos depois que a água começar a ferver. Retire e mergulhe em água gelada.
-
Tempere a carne com o sal, a pimenta, o molho inglês e a mostarda. Descasque os ovos com cuidado. Abra porções da carne na palma da mão, coloque o ovo de codorna, envolva completamente e feche.
-
Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Passe os bolovos pelos ovos batidos, empane com a farinha Panko e frite até que dourem por igual. Sirva acompanhado de um molho de sua preferência ou somente uma pimenta e mostarda. Aqui eu utilizei uma maionese com Crem, raiz forte.
Olá!
Esses bolinhos podem ser congelados para fritar posteriormente?
Gratidão!
Olá, Carolina
Pode congelar sim. Obrigado pela participação e um abraço!
Pingback: Boteco em Casa - Receitas Mais.vc
os meus bolovo pocaram na hora de fritar pq?
Cara Lisete,
Não utilizo tamarillos secos. Nunca deixei secarem. Uso tomates secos, tomates italiano, que seco no forno, na receita tradicional para este fim. Para preparar o licor de tamarillo, não é necessário que sequem.