Baked Alaska – Regina Franco

International Drive – Orlando – Florida
22 de setembro de 2014
Universal Studios
24 de setembro de 2014
Mostrar todos

Nesta série de matérias que estou produzindo aqui no OBA Gastronomia, mostrando um pouco de uma viagem rápida a Orlando, pretendo intercalar com receitas típicas (ou muito consumidas) nos Estados Unidos. A gastronomia que eu pude observar no pouco tempo que passei por lá foi mais a de rua, com seus sanduíches e pratos mais rápidos, voltada aos turistas.  Nos restaurantes um pouco mais sofisticados que visitei, o cardápio não era propriamente típico americano, mas sim uma miscelânea de comidas de várias etnias.

Se existe algo que marque a culinária da América, aparece em seus doces, como os Donnuts, Cheese Cakes e um dos mais famosos de todos, o Baked Alaska.

Alaska

Também conhecida como Omelete a la Norvegienne, Baked Alaska consiste de sorvete duro em uma cama de pão de ló. A coisa toda é então coberto com merengue cru. Este “bolo” é mantido no congelador até a hora de servir, quando ele é colocado em um forno muito quente, apenas o suficiente para dourar o merengue. Alguns gratinam sob uma grelha, enquanto outros usam um pequeno maçarico para dourar o merengue. (Fonte: Food Reference)

Para inaugurar com chave de ouro esta série com as receitas ianques, uma super colaboração de minha querida amiga Regina Franco, do Sweet Gigi. Com o carinho e capricho habituais, a Regina traz a sua versão de Baked Alaska. Vale a pena preparar em casa e surpreender seus convidados.

Baked Alaska

por 23 de setembro de 2014

  • Tempo de Preparo : 30 minutes
  • Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

* Você vai precisar de um aro em inox com 6,5 cm de diâmetro e um maçarico.

Cortar o bolo com o aro que for usar. Reserve os discos do bolo.. Montar o sorvete no mesmo aro. Forrar o disco com plástico filme e preencher com o sorvete. Colocar no freezer.

Bater as claras em neve e colocar o açúcar aos poucos. Bater até as claras ficarem bem firmes e brilhantes.

Modo de Montar

Em um prato colocar o disco de bolo. Desenformar o sorvete e colocar sobre o bolo. Cobrir tudo com as claras batidas.

Não deixar liso. Fica mais bonito se deixar alguns bicos na clara em neve.

Gratinar com o maçarico. Servir imediatamente.

Alaska 1

 

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *