Baked Alaska – Regina Franco

Nesta série de matérias que estou produzindo aqui no OBA Gastronomia, mostrando um pouco de uma viagem rápida a Orlando, pretendo intercalar com receitas típicas (ou muito consumidas) nos Estados Unidos. A gastronomia que eu pude observar no pouco tempo que passei por lá foi mais a de rua, com seus sanduíches e pratos mais rápidos, voltada aos turistas.  Nos restaurantes um pouco mais sofisticados que visitei, o cardápio não era propriamente típico americano, mas sim uma miscelânea de comidas de várias etnias.

Se existe algo que marque a culinária da América, aparece em seus doces, como os Donnuts, Cheese Cakes e um dos mais famosos de todos, o Baked Alaska.

Alaska

Também conhecida como Omelete a la Norvegienne, Baked Alaska consiste de sorvete duro em uma cama de pão de ló. A coisa toda é então coberto com merengue cru. Este “bolo” é mantido no congelador até a hora de servir, quando ele é colocado em um forno muito quente, apenas o suficiente para dourar o merengue. Alguns gratinam sob uma grelha, enquanto outros usam um pequeno maçarico para dourar o merengue. (Fonte: Food Reference)

Para inaugurar com chave de ouro esta série com as receitas ianques, uma super colaboração de minha querida amiga Regina Franco, do Sweet Gigi. Com o carinho e capricho habituais, a Regina traz a sua versão de Baked Alaska. Vale a pena preparar em casa e surpreender seus convidados.

Baked Alaska

por 23 de setembro de 2014

  • Tempo de Preparo : 30 minutes
  • Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

* Você vai precisar de um aro em inox com 6,5 cm de diâmetro e um maçarico.

Cortar o bolo com o aro que for usar. Reserve os discos do bolo.. Montar o sorvete no mesmo aro. Forrar o disco com plástico filme e preencher com o sorvete. Colocar no freezer.

Bater as claras em neve e colocar o açúcar aos poucos. Bater até as claras ficarem bem firmes e brilhantes.

Modo de Montar

Em um prato colocar o disco de bolo. Desenformar o sorvete e colocar sobre o bolo. Cobrir tudo com as claras batidas.

Não deixar liso. Fica mais bonito se deixar alguns bicos na clara em neve.

Gratinar com o maçarico. Servir imediatamente.

Alaska 1

 

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: