Se você, como eu, tem a sorte de morar em uma casa, e dentro de seu quintal tiver uma amoreira, sabe que nesta época ela está repleta de frutos. A minha nasceu sozinha, trazida por algum passarinho. Nasceu em um cantinho do muro, local pouco provável para qualquer árvore se manter de pé. Mesmo assim, ela foi crescendo, insistindo em lutar contra a gravidade, enfeitando o caminho que conduz à porta de casa.
Nesta época, começo da primavera, e especialmente este ano, minha amoreira está carregada de frutos. Consequentemente, carregada de passarinhos fazendo a festa com os frutinhos. Sábias, sanhaços e saíras fizeram da árvore sua moradia, garantindo comida do nascer ao por do sol e mais alegria em meu quintal.
Claro que com tanta amora, sempre temos de inventar alguma coisa e a primeira coisa que me vem a cabeça é uma geleia, a mais brejeira das geleias. Conheço poucas pessoas que não tiveram alguém da família que preparasse geleia de amora e servisse com orgulho em um café familiar. Na realidade, nesta época, geleia de amora vira febre em muitos lares. Não é a toa. O sabor azedinho destas frutinhas é irresistível e a facilidade e rapidez no preparo é mais um incentivo para você dedicar um pouco de seu tempo a esta geleia.
E, caso você não possua uma amoreira em casa, um vizinho seu deve ter e não se importará em ceder um tanto. Se mesmo assim não encontrar ninguém que tenha, com certeza você irá encontrar amoras nas feiras livres a um preço bem camarada. No mais, é preparar a geleia e esperar os elogios.
Geleia de Amora
Ingredientes
- 1 Kg Amoras
- 600 g Açúcar
- 1 pitada Canela em pó
- 2 colheres sopa Vodka
- Suco de 1/2 unidade Suco de limão
Instruções
-
Lave, retire os cabinhos das amoras e divida em duas partes. Processe uma metade no liquidificador. Coloque as amoras inteiras e as processadas em uma panela, de preferência de inox. Adicione o suco de limão, a canela e o açúcar e mexa tudo muito bem.
-
Ligue o fogo no alto e mexa até que comece a ferver. Abaixe o fogo para baixo. Após isto, vá retirando a espuma que sobe à superfície com uma escumadeira. Depois que não tiver mais espuma, adicione a vodka e espere até que chegue ao ponto certo. Isto deve durar em torno de 10 minutos. Não deixe passar o ponto, pois senão sua geleia ficará muito sólida. Para certificar-se do ponto certo, deixe um pires no freezer. Pingue um pouco da geleia no pires e vire. A geleia não deve escorrer.
-
Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Ponha em um pote de vidro esterilizado e guarde em geladeira.
estou esperando juntar mais amoras pra fazer a minha geleia.
minha receita é muito parecida com a sua, só não uso vodka.
o que eu ponho e vc não, são casquinhas de maçã, que tem muita pectina, o conservante natural.
faz o tempo de vida da geleia durar mais…
beijo, chef.
Olá, Beth
Muito bacana sua dica da casca de laranja. Obrigado por compartilhar.
Um beijo!
Poucas vezes vi alguém falar tão bem de uma amoreira, sempre reclamam da sujeira que as frutas fazem ao cair no chão.
Também tenho um pé de amora, compramos uma casa (meu noivo e eu) e ela já morava lá, é uma árvore gigante que fica bem no meio do quintal, o chão? Esse vive pintado com as frutinhas que caem. Todos falam pra eu cortar, que absurdo! Falem baixo para que ela não te escute!
Amo minha árvore, a sombra que ela dá, como chegamos depois, vamos nos adaptar a ela e à sua “sujeira”, colocar grama embaixo, não sei… só sei que ela vai continuar morando no meu quintal e recebendo muito amor!