Spaghetti de pupunha com pastrami, cogumelos e alho negro.
Para encerrar esta pequena série sobre alho negro, uma massa surpreendente.
Esta semana falamos um pouco sobre este ingrediente tão único, o alho negro. Um ingrediente que entrou para o grupo de meus favoritos e que aparecerá mais vezes por aqui.
O pouco que foi escrito deu para dar uma idéia da versatilidade do alho negro. Muita coisa faltou. Minha opção foi procurar apresentar receitas de fácil preparo e que ressaltasse o sabor do alho.
Uma massa não poderia faltar. Neste caso, quis fazer algo diferente. Usei fios de pupunha, que lembram spaghetti (você pode encontrar em bons supermercados ou lojas gourmet). Você pode usar uma massa comum, caso seja a opção.
Esta é uma receita perfeita para um jantar mais sofisticado. Também de fácil preparo, mas com uma apresentação muito bonita, e ingredientes que harmonizaram muito bem.
INGREDIENTES (1 pessoa)
70 g de fios de pupunha
4 fatias de pastrami, em tiras finas
4 cogumelos Paris médios, sem os talos e em fatias
4 dentes de alho negro, cortados pela metade no sentido do comprimento
1 colher (sobremesa) de cebola, bem picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem de boa qualidade
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Salsinha picada
PREPARO
Aqueça o azeite em uma frigideira. Adicione a cebola e cozinhe até murchar. Coloque os cogumelos e refogue por 3 minutos e tempere com o sal e a pimenta. Junte o pastrami e deixe cozinhar por mais 2 minutos, mexendo constantemente.
Coloque os fios de pupunha ( já vem pré-cozido). Deixe até aquecer, mexendo para envolver tudo. Desligue o fogo e ponha o alho negro.
Salpique a salsa picada e sirva imediatamente.
Espero que tenham aproveitado as matérias sobre o alho negro. Com certeza, em breve estará de volta aqui no OBA!
Leia mais:
Alho negro – parte 1 – Em ovos moles