Na minha viagem a Ihéus para acompanhar o Chocolat Bahia 2017 tive a oportunidade de conhecer um ingrediente espetacular: o Nibs de Cacau, que nada mais é que amêndoas de cacau torradas levemente, descascadas e quebradas em pedaços pequenos. Um passo antes de virar chocolate.

Além de todos os benefícios que o Nibs traz, seu sabor é delicioso, apesar de amargo.  Cada um traz consigo as particularidades do fruto de origem. Também conhecidos como amêndoas de cacau, os Nibs são ricos em flavonoides, aqueles mesmos presentes no vinho ou no suco de uva. Eles também têm antioxidantes, que expulsam os radicais livres da corrente sanguínea e, com isso, previne doenças do coração. Outro benefício do consumo do Nibs é que o magnésio pode atuar no alívio dos sintomas da TPM feminina e na insônia.

O Nibs pode ser consumido puro, mas devido ao sabor amargo ele é mais utilizado compondo outras receitas. Pode ser misturado em granola, servido com sorvetes ou vitaminas, ou simplesmente polvilhado em cima de iogurte.

Nibs também guarnece receitas salgadas. Amanhã o OBA Gastronomia trará para nossos leitores uma receita de Medalhão de Mignon em Crosta de Nibs. Imperdível. O Nibs pode ser adquirido diretamente dos produtores de cacau e chocolate de Ilhéus, como vocês podem conferir aqui!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Rubens Danulo

    Boa tarde!
    Comprei um fruto de cacau e busco receita para aproveitá-lo. Apreciei seu posts.
    Obrigado e Feliz 2022 para você e sua família.
    Rubens Danilo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.