Pense em um bolinho de camarão fartamente recheado, com uma casquinha crocante e deliciosamente cremoso por dentro. Pois foi este mesmo que tive o prazer de experimentar neste verão. Depois de um jantar, em que servi um Olhete com Molho de Camarão para queridos amigos, no dia seguinte foi a vez de Dona Regina, mãe da Regina Franco (colaboradora deste site e amiga desde sempre), preparar esta delícia de petisco e servir como entrada de um belo Rosbife com Arroz Árabe.

Bolinho de camarão

Preparado com a sobra do molho de camarão, foi uma das maneiras de reaproveitar alimentos mais práticas e deliciosas que já experimentei. Dona Regina utilizou farinha de mandioca fina, como fazem os caiçaras (moradores do nosso litoral). A farinha de mandioca é um ingrediente comum na culinária litorânea do sul do Brasil, principalmente no Paraná e Santa Catarina. Ela confere um crocante maior em relação a farinha de trigo, sendo também utilizada em receitas à milanesa.

Para preparar estes deliciosos bolinhos, bastou acrescentar a farinha ao molho de camarão e misturar até uma consistência não muito dura, moldar os bolinhos com as mãos e fritar em óleo bem quente. Quando os bolinhos boiarem, retirar, deixar escorrer em papel toalha e servir com limão e um molho de pimenta. Impossível comer apenas um. É começar e não parar mais.

Caso você não possua o molho de camarão pronto, a receita também não requer tanto trabalho assim. Basta fazer um refogado com 1 dente de  alho e 1 cebola picada, fritando no óleo de girassol. Junte 2 litros de água e deixe ferver. Acrescente camarões sete barbas (500 g) com a casca e deixe cozinhar até pegar cor. Retire os camarões e descasque-os, retornando as cascas para  a panela. Deixe ferver por mais 15 minutos e retire toda a parte sólida. Vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, sem parar de mexer, até a consistência de pirão não muito líquido. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde picado. Caso queira, adicione outras ervas de sua preferência, como alfavaca ou coentro, por exemplo). Deixe esfriar, molde os bolinhos e frite em óleo quente. (Litoral Sul Virtual)

Bolinhi de camarão 1

Uma sugestão fantástica para aproveitar o verão que aos poucos vai nos deixando. Um pretexto maravilhoso para passar horas inesquecíveis ao lado de amigos, como foi este dia na praia. Dia do bolinho de camarão perfeito.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.