Comida sustentável.

Somos acostumados a dispensar as folhas de raízes, como cenoura e beterraba, por exemplo. Um costume que não sei de onde veio, ou mesmo por falta de informação. Folhas de tubérculas deveriam fazer parte de nossa dieta constantemente.

Coisas que desprezamos, por uma ou outra razão boba, e que deveria ser uma constante em nossa cozinha. Estas folhas possuem propriedades nutritivas que não podemos desprezar.

Folhas de beterraba são ricas em caretenóides, um pigmento natural que ajuda a prevenir os olhos do envelhecimento natural. Ao consumir as folhas de beterraba, o organismo pode se defender de anemia, além de favorecer contra oxidação e funcionar como laxante e diurético. Também, estimula as funções do fígado e do baço. Em sua composição ainda aparecem as vitaminas A, C e do complexo B.

Estas folhas podem ser consumidas desde cruas (em saladas), até compondo receitas de frituras, como o  bolinho de arroz  da foto.  Basta misturar as folhas rasgadas ao preparado antes de fritar. Refogadas,  podem entrar na composição de um risoto, por exemplo.

O consumo deve ser moderado, porque em excesso pode contribuir para formação de cálculos renais devido as quantias altas de oxalatos.

São coisas que deixamos de consumir por puro capricho. O que acham de incluir em seus cardápios estas folhas tão renegadas?

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. magali pedrosa lima

    Não gosto de desperdício, vou aderir a ideia .

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.