Vol-au-vent

Home / Entradas / Vol-au-vent

Vol-au-vent (vôo ao vento) é uma entrada clássica da culinária francesa, feita com massa folhada montada em formato de cestinhas. Depois de pronto, recebe um recheio em seu interior. Os mais normais são frango, cogumelos ou crustáceos, misturados a um molho velouté ou bechamel.

Seu preparo não exige muito trabalho, desde que você utilize massa folhada já pronta. O formato pode ser quadrado ou redondo.

Uma vez aberta a massa, com um cortador redondo (ou quadrado), você irá cortar círculos com 8 cm de diâmetro. Reservar a quantidade que irá usar e cortar círculos menores (4 cm de diâmetro) dos círculos restantes, fazendo um aro em cada um.

Estes aros deverão ser fixados nos círculos reservados. Para isto, você vai usar gema de ovo ou clara batida e um pincel. Fixe 2 ou três aros em cada círculo.

Coloque em uma forma e leve ao forno pré-aquecido em  180°C por 15/20 minutos ou até dourar.

É uma entrada fantástica, que abre uma gama muito grande de possibilidades de recheios.

Quando usamos cremes doces, o vol-au-vent é servido como sobremesa. Se o vol-au-vent é feito pequeno, para ser levado à boca de uma vez só, recebe o nome de Bouchée.

Você pode criar o seu recheio. Leve em conta sempre utilizar um ingrediente cremoso em sua elaboração. O resultado será um prato sofisticado, próprio para abrir  um evento mais formal.

*Os vol-au-vents mostrados aqui foram preparados por Marli Kercher, Chef Patisseur do Hotel Dallonder, de Bento Gonçalves.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente