Se sobrou, aproveite: Caldo de Peru

Home / Aves / Se sobrou, aproveite: Caldo de Peru

Natal normalmente é sinônimo de fartura, mesa repleta de pratos que dificilmente serão consumidos em duas refeições. Claro que reaproveitar as sobras deste banquete torna-se uma obrigação. Se você seguiu a tradição e preparou um grande peru para a data, provavelmente terá uma boa sobra depois do festim. Tudo isto pode ser aproveitado, inclusive os ossos da grande ave.

Preparar caldos e molhos a partir de ossos é uma das técnicas mais utilizadas na Gastronomia. O sabor que você consegue obter com “carcaças” de animais e mais alguns ingredientes é único. Com os ossos de peru assado, você irá conseguir um caldo com um sabor e coloração profundos, perfeito para servir de base a um molho ou a um risoto, por exemplo. O trabalho é praticamente nulo e o resultado é fantástico.

Caldo de Peru

por 28 de dezembro de 2016

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 2h 00 min
  • Porções : 2 litros

Ingredientes

Modo de Preparo

Retire o máximo de carne dos ossos do peru que sobrou. Faça um amarrado com o louro, o tomilho e a salsa. Aqueça uma panela funda  e coloque o azeite. Junte a cenoura, a cebola e o salsão. Refogue por 3 minutos e junte os grãos de pimenta. Coloque os ossos do peru e o amarrado de ervas. Cubra com 2 litros de água.

Cozinhe por 2 horas, sempre retirando a espuma que sobe na superfície com uma espátula. Depois de duas horas, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque em uma tigela e deixe na geladeira por 1 noite. No dia seguinte, retire a gordura solidificada na superfície do caldo. Utilize em sopas, molhos, risotos, etc. Pode congelar para uso posterior. Tempere na hora de usar.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.