La Polenta Brustola.
Polenta brustolada é uma das formas mais usuais de preparo aqui no sul do Brasil.
Trazida pelos imigrantes italianos, a polenta logo se tornou um dos pratos mais populares nos estados do sul. Presença constante nas mesas de domingo, a polenta normalmente é consumida em forma de angu, em sua forma mais conhecida.
Esta maneira de preparo, brustolada, além de ser deliciosa, é uma ótima maneira de aproveitar sobras de sua polenta mole. Assada sobre uma chapa de ferro, servia e serve até hoje como café da manhã dos descendentes de italianos aqui estabelecidos. Normalmente, era assada diretamente na chapa do fogão à lenha e comido ali mesmo. Hoje, em dias mais corridos, podemos usar uma frigideira antiaderente.
O preparo é de uma simplicidade quase mágica. Depois de ter feito a polenta, espalhe sobre uma forma com uma espessura de 2 cm e alise com uma espátula (os antigos italianos espalhavam sobre uma pedra de mármore). Espere esfriar bem e corte em retângulos de 3 por 7 cm (a maneira tradicional de cortar a polenta é com um fio). Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque para grelhar, virando uma vez, até dourar.
Depois de pronta, a polenta brustolada pode ser servida pura ou com um “recheio” de sua preferência. Você pode polvilhar somente com queijo, usar um pouco de molho de tomate e uns raminhos de orégano fresco, e levar para gratinar.

Outras maneira que sugiro é com legumes grelhados (no caso, abóbrinha e berinjela), intercalados com molho de tomate, polvilhado com Parmesão e levada ao forno para gratinar.
Outra receita que fica deliciosa e merece experimentar, é servir polenta brustolada com linguiça calabresa frita e escarola refogada levemente em azeite de oliva e alho.

Polenta brustolada é deliciosa de qualquer forma. Uma Entrada perfeita e vistosa. Dê asas à sua imaginação e crie coberturas para as suas, tal qual minha amiga e Chef Claudia preparou, com Funghi e Alho Negro.
Aceito uma de cada, faz favor!
Um abraço.
que delicias deu agua na boca!!!!
que delicias deu agua na boca!!!!
Pingback: Restaurante Sborneas's, Bento Gonçalves, RS, Brasil | Viaje Comigo
Tudo maravilhoso!!
Ótimas ideias!!!!!
Memória de infância , polenta no fogão á lenha,esfriado na chapa fria de mármore , cortada com fio de nylon. Pedaços tostado na chapa quente. Exatamente assim, sou do Sul, tradição e boas lembranças que ficam.
Belo post.
Pingback: Polenta Brustolada com Frango ao Molho |
Pingback: P - Salgado Congelado