Minha amiga de Bento

Cupcake de Harry Potter
4 de agosto de 2011
Polenta, Galinha e Radite
6 de agosto de 2011
Mostrar todos

Surpresas que emocionam.

Ainda falando sobre o Twitter Mix, este encontro fantástico.

Foi em Bento Gonçalves que conheci pessoas especiais, que de uma forma ou outra, sempre estarão presentes em minhas mais alegras lembranças. Rute, Afonso, João, Sonia, Tão, Cid, Volney, Patricia e tantas outras que permanecem vivas em meus pensamentos.

Dentre todas estas pessoas, uma em especial me deixou emocionado: a Claudia, Chef de Cozinha do  Hotel Dall’Onder, onde o Twitter Mix aconteceu. Uma menina que fez de tudo para que eu e os demais Chefs nos sentisse como estivessemos em nossas cozinhas.

E a Claudia, em tão pouco tempo, transformou-se em uma das amigas mais queridas da minha telinha de msn, Skype e afins. Quando ela tem um tempo na agitada cozinha do hotel, me chama para conversas animadas sobre comidas e nossa vida de cozinheiros.

São conversas regadas de receitas (como não poderia ser diferente), tanto delas como minhas. A Claudia já tinha me deixado até sem jeito ao escrever que depois de minha volta, passou a usar algumas das receitas minhas para o restaurante. Quem cozinha, sabe o quanto significa uma homenagem assim.

Em um bate papo destes, comentei sobre a Polenta Brustolada, sobre usá-la como Bruschetta…e a Claudia, em mais uma demonstração de carinho, preparou esta bela receita para servir no hotel. E mandou para o OBA, com a foto e com o nome que ela deu para o prato (exigindo que eu usasse este nome).

Hoje, divido com vocês esta receita feita com tanto carinho por esta Chef tão competente e carinhosa no que faz, exatamente como a Claudia me enviou.

Bruschettas de polenta com porcini, queijo feta e alho negro.

Carinhosamente chamada:

BRUSCHETTAS À MODA OBA

PREPARO DA POLENTA

-03 litros de caldo aromatizado (aromatizar a água com alho, pimenta em grãos, louro)

Levar o caldo para aquecer. Quando ferver, retire o alho, os grãos de pimenta e o louro.

Acrescente a farinha de milho, o necessário para sua polenta ficar firme. Deixe cozinhar por aproximadamente uma hora. Acerte o sal.

Retire da panela e coloque em uma forma para esfriar.

Após fria, corte em quadrados pequenos e leva para brustolar: coloque em chapa de ferro quente (panela de ferro) e deixe tostar suavemente, de maneira uniforme.

INGREDIENTES PARA AS BRUSCHETTAS

-100 gramas de Funghi Porcini

-20 gramas de cebola, cortada a brunoise (cubos bem pequenos)

-02 colheres (sopa) de azeite extra virgem

-20 ml de vinho branco seco

-200 gramas de queijo tipo Feta, em cubos

-04 dentes de alhos negros laminados.

MODO DE PREPARAR:

Desidrate o Funghi Porcini no vinho, por um tempo mínimo de 30 minutos. Coe e reserve o vinho. Pique o Funghi.

Aqueça uma  frigideira, coloque o azeite, a cebola e o Porcini picado. Deixe refogar, acrescente o vinho e deixe reduzir até evaporar o álcool. Acerte o sal e a pimenta.

Em cada fatia de polenta já brustolada, coloque o Porcini, o queijo cortado em pequenos cubos e leve ao forno para gratinar.

Retire do forno acrescente os alhos negros laminados, um fio de azeite e sirva quente.

A Claudia é uma menina especial. Uma das muitas surpresas agradáveis que tive no Twitter Mix, em Bento Gonçalves. Uma amiga querida que mora em meu coração e que estará bem mais vezes por aqui.

Faça do OBA Gastronomia sua casa, Claudia!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comentários

  1. alice disse:

    adorei a receita da chefe, muito boa. Sem falar nela, uma pessoa muito especial pra mim que ja tive a honra de trabalhar e aprender muito com ela. Por tudo isto mesmo, parabéns chefe!

  2. ALICE disse:

    parabéns chefe você e mesmo ótima no que faz você merece abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *