Polenta Brustolada

Visitante ilustre no OBA
10 de agosto de 2011
Don Perignon – Dall’Onder – Bento Gonçalves – RS
11 de agosto de 2011
Mostrar todos

La Polenta Brustola.

Polenta brustolada é uma das formas mais usuais de preparo aqui no sul do Brasil.

Trazida pelos imigrantes italianos, a polenta logo se tornou um dos pratos mais populares nos estados do sul. Presença constante nas mesas de domingo, a polenta normalmente é consumida em forma de angu, em sua forma  mais conhecida.

Esta maneira de preparo, brustolada, além de ser deliciosa, é uma ótima maneira de aproveitar sobras de sua polenta mole. Assada sobre uma chapa de ferro, servia e serve até hoje como café da manhã dos descendentes de italianos aqui estabelecidos. Normalmente, era assada diretamente na chapa do fogão à lenha e comido ali mesmo. Hoje, em dias mais corridos, podemos usar uma frigideira antiaderente.

O preparo é de uma simplicidade quase mágica. Depois de ter feito a polenta, espalhe sobre uma forma com uma espessura de 2 cm e alise com uma espátula (os antigos italianos espalhavam sobre uma pedra de mármore). Espere esfriar bem e corte em retângulos de 3 por 7 cm (a maneira tradicional de cortar a polenta é com um fio). Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque para grelhar, virando uma vez, até dourar.

Depois de pronta, a polenta brustolada pode ser servida pura ou com um “recheio” de sua preferência. Você pode polvilhar somente com queijo, usar um pouco de molho de tomate e uns raminhos de orégano fresco, e levar para gratinar.

Gratinada, simplesmente com queijo ou com molho de tomate e orégano

Outras  maneira que sugiro é com legumes grelhados (no caso, abóbrinha e berinjela), intercalados com molho de tomate, polvilhado com Parmesão e levada ao forno para gratinar.

Outra receita que fica deliciosa e merece experimentar, é servir polenta brustolada com linguiça calabresa frita e escarola refogada levemente em azeite de oliva e alho.

Legumes grelhados ou calabresa e escarola: duas grandes pedidas

Polenta brustolada é deliciosa de qualquer forma. Uma  Entrada perfeita e vistosa. Dê asas à sua imaginação e crie coberturas para as suas, tal qual minha amiga e Chef Claudia preparou, com Funghi e Alho Negro.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

  1. Gina disse:

    Aceito uma de cada, faz favor!
    Um abraço.

  2. que delicias deu agua na boca!!!!

  3. que delicias deu agua na boca!!!!

  4. […] A polenta brustolada é algo muito típico por aqui. Uma tradição trazida pelos imigrantes italianos, que consiste em cozinhar a polenta, cortar e grelhar e pode ser servida com queijo gratinado, por exemplo, ou de outras formas (veja aqui). […]

  5. Maria Margareth de Oliveira disse:

    Tudo maravilhoso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.