Omelete de Serralha – PANC boa demais

Home / Pratos com Ovos / Omelete de Serralha – PANC boa demais

Semana passada escrevi aqui no OBA Gastronomia sobre o pequeno tesouro que possuo aqui em meu quintal e que tratava como mato, a serralha. Pesquisando, descobri que pertence a família das PANCsPlantas Alimentícias Não Convencionais, e posso garantir, é uma delícia. A receita que testei primeiramente com este “matinho” especial foi um Omelete.

Omelete de serralha

Como na serralha usamos as folhas e os talos (que lembram um pouco o sabor de aspargo), utilizei os dois. As folhas da serralha assemelha-se em sabor ao espinafre, razão pela qual não poderia faltar alho na receita. No mais, ovos caipiras e um pouco de azeite de oliva e pronto, um omelete não usual, preparado com “mato”,  para você se deliciar.

Leia mais sobre a SERRALHA.

Omelete de Serralha

por 29 de agosto de 2016

Tempo de Preparo : 5 minutes. Tempo de Forno : 4 minutes Porções : 1 pessoa

Ingredientes

Modo de Preparo

Pique grosseiramente as folhas de serralha e corte os talos em pedaços pequenos.

Aqueça uma panela com água salgada até a fervura. Coloque os talos e cozinhe por 2 minutos. Escorra com água corrente em uma peneira e deixe secar.

Coloque as folhas em uma panela e deixe no fogo para que solte um pouco de sua umidade, mexendo sempre e sem deixar que cozinhe em excesso.

Bata os ovos com um garfo, coloque os talos de serralha e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com 20 cm de diâmetro e coloque o azeite. Adicione o alho e cozinhe rapidamente. Coloque as folhas e espalhe bem. Jogue a mistura de ovos e deixe cozinhar, sem mexer, levantando as bordas para que a parte líquida vá escorrendo para baixo.

Quando as bordas estiverem douradas e o centro cozido, mas ainda úmido, desligue o fogo. Sirva o omelete como desejar, aberto, dobrado ou enrolado, como foi minha opção.

Omelete de serralha 2

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.