Semana passada escrevi aqui no OBA Gastronomia sobre o pequeno tesouro que possuo aqui em meu quintal e que tratava como mato, a serralha. Pesquisando, descobri que pertence a família das PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais, e posso garantir, é uma delícia. A receita que testei primeiramente com este “matinho” especial foi um Omelete.
Como na serralha usamos as folhas e os talos (que lembram um pouco o sabor de aspargo), utilizei os dois. As folhas da serralha assemelha-se em sabor ao espinafre, razão pela qual não poderia faltar alho na receita. No mais, ovos caipiras e um pouco de azeite de oliva e pronto, um omelete não usual, preparado com “mato”, para você se deliciar.
Leia mais sobre a SERRALHA.
Omelete de Serralha
Ingredientes
- 4 unidades Ovos se forem caipiras, melhor
- 1 punhado Folhas de serralha
- Talos de 1 pézinho Talos de serralha
- 1/2 dente Alho em lâminas finas
- 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Pique grosseiramente as folhas de serralha e corte os talos em pedaços pequenos.
-
Aqueça uma panela com água salgada até a fervura. Coloque os talos e cozinhe por 2 minutos. Escorra com água corrente em uma peneira e deixe secar.
-
Coloque as folhas em uma panela e deixe no fogo para que solte um pouco de sua umidade, mexendo sempre e sem deixar que cozinhe em excesso.
-
Bata os ovos com um garfo, coloque os talos de serralha e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com 20 cm de diâmetro e coloque o azeite. Adicione o alho e cozinhe rapidamente. Coloque as folhas e espalhe bem. Jogue a mistura de ovos e deixe cozinhar, sem mexer, levantando as bordas para que a parte líquida vá escorrendo para baixo.
-
Quando as bordas estiverem douradas e o centro cozido, mas ainda úmido, desligue o fogo. Sirva o omelete como desejar, aberto, dobrado ou enrolado, como foi minha opção.
Trabalho da escola 😑