Ceviche de Pupunha

Home / Entradas / Ceviche de Pupunha

Ceviche, cebiche ou seviche, é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro citrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados.

Laranja-azeda também pode ser usada, mas um cítrico que lhe dá um gosto especial é a lima, um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas.

Um importante ingrediente da preparação do Ceviche é o “leche de tigre”, suco feito com o peixe marinado na lima com os outros componentes. O nome “leite” se deve à de cor branca e o “tigre” ao fato desse molho ser usado no Peru para curar “ressacas” e para dar força a quem o ingere.[10]

Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naquele país, são as algas , o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros “cheiros verdes” também são quase sempre utilizados. (Wikipedia)

Ceviche de pupunha

Como se vê, o ceviche é um prato que tem peixe como ingrediente principal. Aqui, ele empresta o nome a uma das maneirar mais deliciosas de preparar Fios de Pupunha.

Ceviche de Pupunha é uma entrada que irá surpreender seus convidados. Além da linda apresentação, o sabor é indescritível. É um prato que pode ser preparado 2 horas antes de ser servido, mas deixando de um dia para o outro fica ainda melhor.

Ceviche de pupunha 2

Você também pode servir com pão ou torrada, mas eu prefiro ele servido no prato ou em um potinho de sobremesa. Vale a pena fazer os fios do pupunha e preparar um ceviche com eles. No mais, é só receber os elogios.

Ceviche de pupunha 1

Ceviche de Pupunha

por 23 de novembro de 2015

Tempo de Preparo : 20 minutes. Porções : 8 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela e regue com o azeite de oliva. Despeje os sucos de laranja e limão, tampe e deixe em geladeira por um mínimo de 2 horas. Sirva gelado, como entrada.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente